Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Pau-ferro

Pau-ferro [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sab, 23/05/2015 - 6:32pm
Nome científico: 
Caesalpinia ferrea C.Mart.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia popular: 
Jucá.
Sinonímia científica: 
Caesalpinia ferrea var. cearensis Huber
Partes usadas: 
Casca, entrecasca, folha, fruto, madeira, semente, raiz, fruto.
Propriedade terapêutica: 
Cicatrizante, antisséptico, fortificante, febrífugo, antidiarreico, béquico, antidiabético, desobstruente, anticatarral.
Indicação terapêutica: 
Contusão, ferimento, hemorragia, luxação, tosse, bronquite, asma, coqueluche, amebíase, problema hepático, cardíaco, renal, pulmonar.
tags: 
Asma [2]
Contusão [3]
Bronquite [4]
Tosse - coqueluche [5]
Doença hepática [6]
Afecção pulmonar [7]
Doença cardíaca [8]
Doença do rim [9]
Hemorragia [10]
Luxação [11]
Ferida [12]
Lombriga - verminose - ascaridíase [13]

Planta da Farmacopeia Brasileira
Pau-ferro tem uso científico comprovado como cicatrizante e antisséptico na forma de gel.

Descrição [3]
​Pau-ferro  tem madeira muito pesada, dura, rígida, compacta, variando nas cores vermelha, castanha até quase preta, de longa durabilidade natural. Tronco fenestrado, curto, de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso em placas finas; ramos pouco lenticelados.

Folhas alternas espiraladas, compostas bipinadas, imparipenadas, de 15-19 cm de comprimento, com 5-11 pinas opostas; foliólulos opostos, oblongos com base assimétrica e ápice arredondado, em número de 8-24 por pina. Flores amarelas, diclamídeas, dialipétalas, zigomorfas, dispostas em panículas apicais e axilares.

Uso popular e medicinal
Nas regiões Amazônica, Nordeste e Mata Atlântica várias são as utilizações medicinais dessa espécie.

A tradicional “tintura-da-bage-de-jucá” é referida como excelente medicação de uso local em contusões e ferimentos, para estancar hemorragias e em compressas no tratamento de luxações. No Nordeste é usada popularmente como xarope para o tratamento caseiro da tosse, bronquite e coqueluche. A infusão da entrecasca é usada para os mesmos fins. Estudos comprovaram sua ação contra tumores provocados pelo vírus Epstein-Barr (EBV, vírus da herpes), bem como atividade inibitória da formação de papilomas induzidos na pele de ratos [3].

Na Amazônia as folhas na forma de decocto são utilizadas externamente e no local contra hemorroidas, enquanto o uso interno dessa decocção é indicado contra amebíase, problemas hepáticos e como fortificante para crianças.

O sumo das folhas é usado internamente para problemas cardíacos. A infusão conjunta das folhas e frutos é útil para tratar inflamações do fígado e tuberculose, enquanto a decocção da casca é usada internamente como antidisentérico. O preparado da casca com 1 litro de água e 1 kg de açúcar, aquecido até formar um xarope, é utilizado contra asma e bronquite. A infusão conjunta da raspa da casca com folhas de manga é útil como antigripal e antitussígeno, ao passo que o preparado de casca de jucá, casca de jatobá, folhas de manga, açúcar e água, após aquecimento, serve como anticatarral.

A vagem crua é útil contra tosse, inflamações do fígado e baço, desarranjo menstrual, problemas renais e pulmonares.

Na região da Mata Atlântica, a infusão das folhas é usada contra problemas respiratórios, especialmente bronquites, além do uso comum contra gripes, resfriados e tosses.

Outros usos medicinais atribuidos a essa espécie são as raízes como febrífugo e antidiarreico; o fruto com propriedades béquicas e antidiabéticas; a casca como desobstruente e a madeira como anticatarral e contra feridas [1].

A planta apresenta também compostos de interesse industrial e farmacológico. Um trabalho investigou as atividades biológicas do extrato de sementes de C. ferrea na busca por esses compostos. Segundo os autores, os resultados indicaram a presença das atividades celulásica, amilásica, anticoagulante e larvicida contra A. aegypti no extrato aquoso das sementes de C. ferrea, e não observaram atividades tóxica aguda, hemolítica, heparinásica, antibacteriana e antifúngica [4].

 Dosagem indicada

Cicatrizante e antisséptico. Componentes: extrato glicólico do fruto de Caesalpinia ferrea (5%); gel base (q.s.p.). Transferir o extrato de jucá para recipiente adequado. Incorporar no gel base e misturar até homogeneização completa. Modo de uso: aplicar no local afetado até três vezes ao dia. Embalagem e armazenamento: acondicionar em pote plástico não transparente. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Manter fora do alcance de crianças [2].

Asma, bronquite. Preparar a casca com um litro de água e um quilo de açúcar. Aquecer até formar um xarope [1]. 

 Referências

  1. STASI, L. C.; HIRUMA-LIMA, C. A. Plantas Medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica. Editora UNESP, São Paulo, 2a ed. revista e ampliada. 2002.
  2. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 1ª ed. 2011. 
  3. Imagem: Instituto Brasileiro de Florestas [14] - Acesso em 31 de dezembro de 2017
  4. Revista Brasileira de Farmacognosia: Atividades biológicas e enzimáticas do extrato aquoso de sementes de Caesalpinia ferrea [15] - Acesso em 31 de dezembro de 2017
  5. The Plant List: Caesalpinia ferrea [16] - Acesso em 31 de dezembro de 2017

GOOGLE IMAGES de Caesalpinia ferrea [16] - Acesso em 31 de dezembro de 2017

 

[17]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/pau-ferro

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/pau-ferro [2] https://www.ppmac.org/tags/asma [3] https://www.ppmac.org/tags/contusao [4] https://www.ppmac.org/tags/bronquite [5] https://www.ppmac.org/tags/tosse-coqueluche [6] https://www.ppmac.org/tags/doenca-hepatica [7] https://www.ppmac.org/tags/afeccao-pulmonar [8] https://www.ppmac.org/tags/doenca-cardiaca [9] https://www.ppmac.org/tags/doenca-do-rim [10] https://www.ppmac.org/tags/hemorragia [11] https://www.ppmac.org/tags/luxacao [12] https://www.ppmac.org/tags/ferida [13] https://www.ppmac.org/tags/lombriga-verminose-ascarid%C3%ADase [14] https://www.ibflorestas.org.br/blog/tag/pau-ferro/ [15] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000400014 [16] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/ild-32991 [17] https://www.ppmac.org/sites/default/files/pauferro.jpg