Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Seriguela

Seriguela [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sab, 12/09/2015 - 8:34am
Nome científico: 
Spondias purpurea L.
Família: 
Anacardiaceae
Sinonímia popular: 
Ceriguela
Sinonímia científica: 
Warmingia pauciflora Engl.
Partes usadas: 
Fruto. goma-resina, folha, casca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Umidade, cinzas, proteína, gordura, fibra, minerais (cálcio, fósforo, ferro), vitaminas (B1, B2, B3, C, caroteno).
Propriedade terapêutica: 
Antibacteriana, diurético, antiespasmódico, febrífugo,
Indicação terapêutica: 
Dores de cabeça e garganta, constipação, disenteria, diarreia, cortes, feridas, queimaduras, sarna, úlceras, estomatite, icterícia.
tags: 
Dor de cabeça - enxaqueca [2]
Dor de garganta - amigdalite - faringite - laringite [3]
Prisão de ventre - constipação - obstipação [4]
Disenteria [5]
Diarreia [6]
Ferida [7]
Queimadura [8]
Icterícia [9]
Sarna - escabiose [10]
Úlcera [11]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: red mombin
  • Alemão: rote mombinpflaume
  • Espanhol: jocote

Origem, distribuição
América do Sul e América Central.

Descrição
Árvore atinge geralmente 8 m de altura, copa baixa, rastejante. Folhas compostas, lisas de coloração verde intenso. Flores pequenas, alvas.

O fruto é do tipo drupa, alongado, vermelho, roxo, às vezes amarelo, de 3 a 3,5 cm de comprimento, de elipsóide a ovoide, com listras e manchas amarelas. A polpa, amarela e aromática, envolve uma semente. A frutificação ocorre durante o ano todo no Nordeste brasileiro. Propaga-se por semente [5].

O fruto é comestível, tem qualidade nutritiva, aroma e sabor agradáveis. 

Dá-se o nome de seriguela ao fruto e serigueleira à árvore. A árvore é comum no semi-árido nordestino. Trata-se de espécie de grande capacidade adaptativa por ser tolerante ao calor e à seca. Devido sua excelente qualidade organoléptica, o fruto é muito apreciado tanto in natura ou processado na forma de polpa, suco, doce, néctar e sorvete.

Uso popular e medicinal
O fruto possui em suas cascas compostos fenólicos com comprovada atividade biológica, incluindo flavonoides. Esses compostos geralmente apresentam ação fotoprotetora, pois são capazes de absorver raios na região ultravioleta (200 - 400 nm).

Um estudo avaliou o potencial fotoprotetor, a atividade antioxidante, quantificação dos fenólicos e flavonoides totais e a caracterização química do extrato das cascas de S. purpurea, para utilizar em formulações cosméticas. Segundo os autores, a análise por CLAE-ESI-EMn possibilitou caracterizar compostos como o ácido cafeico glicosilado, HHDP-galoil-glicose, a rutina e quercetina [3].

As sementes têm um revestimento de goma (ou resina) espessa comumente usada em carnes de porco e ensopados de pimentão. Esta goma tem boa solubilidade em água e na hidrólise produz polissacarídeo. Ácido aspártico e valina são os principais aminoácidos. 

No Haiti relata-se uma série de usos medicinais desta árvore. Para as glândulas inchadas e trauma o suco da folha é tomado por via oral. Para dor de cabeça, as folhas trituradas são aplicadas em banho na cabeça. O fruto é consumido em grande quantidade para curar a constipação. Disenteria e diarreia são outras indicações tratadas com preparados desta planta.

Partes da árvore servem como remédio herbal para dor de garganta. As folhas exibem propriedade antibacteriana. Alguns cosméticos e produtos de higiene (sabonetes) são fabricados a partir de partes desta árvore [4].

No México os frutos são usados como diurético e antiespasmódico. A decocção da fruta serve para banhar feridas em geral e curar feridas na boca. Um xarope preparado com o fruto ajuda a superar a diarreia crônica. A ação adstringente da decocção da casca é remédio para sarna, úlceras, disenteria e para o inchaço causado por gases intestinais em crianças. Nas Filipinas, a seiva da casca é usada para tratar estomatite em lactentes.

O suco das folhas frescas é um remédio para aftas. Uma decocção das folhas e da casca é empregada como antipirético (febrífugo). No sudoeste da Nigéria, uma infusão de folhas trituradas é útil para lavar cortes, feridas e queimaduras. Pesquisadores da Universidade de Ifé descobriram que um extrato aquoso das folhas tem ação antibacteriana e um extrato alcoólico é ainda mais eficaz. A goma-resina da árvore é misturada com abacaxi ou suco de graviola para o tratamento de icterícia. A maioria dos outros usos indicam que as frutas, folhas e casca são muito ricas em tanino [1].

Valor nutricional por 100 g da porção comestível [1]

Principais Minerais Vitaminas
Umidade g 65.9 - 86.6g Cálcio mg 6.1 - 23.9 Vitamina C mg 26.4 - 73.0
Cinzas g 0.47 - 1.13 Fósforo mg 31.5 - 55.7 Niacina mg 0.014 - 0.049
Proteína g 0.096 - 0.261 Ferro mg 0.09 - 1.22 Caroteno mg  0.004 - 0.089 
Gordura g 0.03 - 0.17     Tiamina mg 0.033 - 0.103 
Fibra alimentar g 0.2 - 0.6     Riboflavina mg 0.014 - 0.049
Aminoácidos (mg por g nitrogênio [N = 6.25])
Lisina mg  316 
Metionina mg 178
Treonina mg 219
Triptofano mg 57

 Referências

  1. Purdue University (Center for New Crops & Plant Products): Purple mombin [12] - Acesso em 13 de setembro de 2015
  2. The Virtual Botanic Garden (VIRBOGA, 2015): Spondias purpurea [13] - Acesso em 13 de setembro de 2015
  3. XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (Universidade Federal de Goiás, 2014): Avaliação da atividade fotoprotetora, atividade antioxidante e caracterização química por CLAE-ESI-EMn dos frutos de Spondia purpurea
  4. World Agroforestry Centre (2009): Spondia purpurea [14] - Acesso em 13 de setembro de 2015
  5. SILVA, S.; TASSARA, H. Frutas Brasil. Empresa das Artes, São Paulo (SP), 2005.
  6. Imagem: Wikimedia Commons [15] (Autor: Fábio Barros) - Acesso em 13 de setembro de 2015
  7. The Plant List: Spondias purpurea [16] - Acesso em 13 de setembro de 2015

GOOGLE IMAGES de Spondias purpurea [17] - Acesso em 13 de setembro de 2015

 

[18]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/seriguela

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/seriguela [2] https://www.ppmac.org/tags/dor-de-cabeca [3] https://www.ppmac.org/tags/inflamacao-de-garganta [4] https://www.ppmac.org/tags/prisao-de-ventre [5] https://www.ppmac.org/tags/disenteria [6] https://www.ppmac.org/tags/diarreia [7] https://www.ppmac.org/tags/ferida [8] https://www.ppmac.org/tags/queimadura [9] https://www.ppmac.org/tags/ictericia [10] https://www.ppmac.org/tags/sarna-escabiose [11] https://www.ppmac.org/tags/ulcera [12] https://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/purple_mombin.html [13] http://www.virboga.de/Spondias_purpurea.htm [14] http://www.worldagroforestry.org/treedb/AFTPDFS/Spondias_purpurea.PDF [15] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seriguela_(Spondias_purpurea).JPG [16] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2480722 [17] https://www.google.co.uk/search?q=%22Spondias+purpurea%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [18] https://www.ppmac.org/sites/default/files/seriguela.JPG