Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Rivina, vermelhinha

Rivina, vermelhinha [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 12/06/2020 - 11:11am
Nome científico: 
Rivina humilis L.
Família: 
Phytolaccaceae
Sinonímia popular: 
Erva-dos-carpinteiros, mercúrio, sangue-de-boi, baga-de-pombo, baga-de-sangue
Sinonímia científica: 
Solanoides pubescens Moench
Partes usadas: 
Partes aéreas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Pinitol.
Propriedade terapêutica: 
Cicatrizante
Indicação terapêutica: 
Susto, pavor, preocupação nervosa, transtorno de ansiedade, diarreia, dor de estômago, erupção cutânea em recém-nascidos, mordida de cobra, cicatrização de ferida.
tags: 
Ansiedade [2]
Problema estomacal [3]
Erupção cutânea [4]
Diarreia [5]
Picada - aranha - cobra - inseto [6]
Ferida [7]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: Rouge plant, coral berry, baby pepper, blood berry, bloodberry rougeplant, inkberry, pigeon berry, small pokeweed
  • Espanhol: coralillo, bajatripa, hierba del susto

Origem, distribuição

Nativa da América Tropical e Subtropical. Ocorre das Guianas até São Paulo, em lugares sombreados e úmidos.

Descrição [4]

Planta herbácea ereta, cresce geralmente de 0,6 a 1 m de altura. Folhas dispostas alternadamente, peludas, com margens inteiras e pontas pontiagudas.

Inflorescência racemosa, flores passam de branca ou rosada a esverdeada na medida em que amadurecem. Frutos são pequenas bagas arredondadas, passam de verde a vermelho vivo e brilhante quando amadurecem.

Caules finos tornam-se ligeiramente lenhosos com a idade, são na maioria glabros (sem pêlo). As folhas simples estão dispostas alternadamente ao longo dos caules, são oblongas ou estreitas em forma de ovo, margens inteiras e pontiagudas (ou seja, acuminam os ápices). São puberulentos (com pelos) contendo uma única semente.

Uso popular e medicinal [1]

Na medicina tradicional mexicana esta planta é utilizada no tratamento de doenças gastrointestinais, erupção cutânea em recém-nascidos, lesões, diarreia, dor de estômago, mordida de cobra, cicatrização e transtornos de ansiedade principalmente a cura do "susto", pavor.

A forma de administração varia de acordo com a condição. Para a cura do "susto" recomendam esmagar as folhas na água e coar. Ingerir o líquido obtido antes do café da manhã e do almoço. Contra os nervos, recomendam o cozimento da planta. No entanto, não são especificados o tempo de tratamento nem a quantidade de folhas ou plantas utilizadas no preparo da infusão ou do esmagado.

Um estudo avaliou a atividade tipo ansiolítica de Rivina humilis em testes comportamentais do labirinto de braços elevados e atividade locomotiva em campo aberto, em camundongos Balb/C (uma estirpe albina criada em laboratório). Avaliou também a identificação dos metabólitos responsáveis pela atividade biológica observada.

A este respeito concluiu que o extrato metanólico das folhas exerce um efeito ansiolítico em camundongos semelhante ao diazepam, a partir de uma dose de 100 mg / kg, sem alterar a atividade locomotora em campo aberto.

A partir da fração ativa, acetato de etila-acetona, os autores atestam que foi possível isolar e purificar o 1-metoxinositol, comumente conhecido como pinitol, com uma redução de 7,6% em relação ao extrato total.

 Cuidado

Esta planta contém princípios ativos tóxicos, portanto não se recomenda a ingestão direta. Porém há relatos de que o fruto é comestível.

 Referências

  1. Universidad Veracruzana (Instituto de Neuroetología): Actividad tipo-ansiolítico del extracto metanólico de hoja de Rivina humilis [8]  - Acesso em 12 de junho de 2020
  2. Tropical Plants Database (Ken Fern): Rivina humilis [9] - Acesso em 12 de junho de 2020
  3. Rodriguésia (Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 1988): Rivina humilis, anatomia da raiz, caule e folha [10] - Acesso em 12 de junho de 2020
  4. Queensland Government (Weeds of Australia): Fact Sheet Index - Rivina humilis [11] - Acesso em 12 de junho de 2020
  5. Image: Forest & Kim Starr [12] - Acesso em 12 de junho de 2020
  6. The Plant List: Rivina humilis [13] - Acesso em 12 de junho de 2020

GOOGLE IMAGES de Rivina humilis [14] - Acesso em 12 de junho de 2020

 

 

[15]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/rivina

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/rivina [2] https://www.ppmac.org/tags/ansiedade [3] https://www.ppmac.org/tags/problema-estomacal [4] https://www.ppmac.org/tags/erupcao-cutanea [5] https://www.ppmac.org/tags/diarreia [6] https://www.ppmac.org/tags/picada [7] https://www.ppmac.org/tags/ferida [8] https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/42523/AguilarTiradoabril1d2.pdf?sequence=1&isAllowed=y [9] http://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Rivina+humilis [10] http://www.scielo.br/pdf/rod/v41n67/2175-7860-rod-41-67-0035.pdf [11] https://keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/rivina_humilis.htm [12] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=31945513388 [13] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2425661 [14] https://www.google.com/search?q=%22Rivina+humilis%22&tbm=isch [15] https://www.ppmac.org/sites/default/files/rivina_0.jpg