Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Camu-camu

Camu-camu [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 08/10/2012 - 2:57pm
Nome científico: 
Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh
Família: 
Myrtaceae
Sinonímia popular: 
Caçari, araçá-dágua.
Sinonímia científica: 
Eugenia divaricata Benth.
Partes usadas: 
Fruto.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas (B1, B2, B3, C).
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante, adstringente, nutritiva.
Indicação terapêutica: 
Fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema cardíaco, prostatite, auxilia no tratamento de câncer de mama.
tags: 
Câncer de mama [2]
Estímulo do sistema imunológico [3]
Prostatite [4]
Estímulo do sistema cardíaco [5]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: camu-camu
  • Francês: camu-camu

Origem, distribuição
Amazonia (Brasil).

Descrição
Árvore pequena, frutifica entre os meses de novembro a março. A floração ocorre praticamente durante o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.

Semelhante a jaboticaba, os frutos são globosos com 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuindo uma polpa ácida com 2 a 3 pequenas sementes por fruto.

As sementes são bem pequenas, tem alta concentração de vitamina C (de 2.870 a 6.100 mg), muitas vezes superior ao de frutos mais conhecidos como laranja, limão e acerola.

Uso popular e medicinal
Desde 1980 o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) estuda o camu-camu nos aspectos agronômico, biológico e tecnológico dos frutos. Estes estudos já apresentam resultados concretos para orientar a espécie como matéria-prima das indústrias de medicamento, cosmético, alimento e bebida. Segundo o pesquisador Kaoru Yuyama, que há dez anos investiga as possibilidades econômicas da planta, empresas do Brasil, EUA, Japão e Comunidade Europeia interessam-se pela aquisição de grandes quantidades de camu-camu.

Pesquisas recentes verificaram que o alto teor de ácido ascórbico do camu-camu é um poderoso antioxidante na eliminação de radicais livres, proporcionando retardamento no envelhecimento.

Médicos norteamericanos constataram que a ingestão diária de 1 g de camu-camu liofilizado em pó e jejum em até 2 horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão. 

Estudos relatam que o uso diário de camu-camu fortalece o sistema imunológico, promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas, fortalece o sistema nervoso, aumenta no homem a potência sexual, apóia a formação de células brancas do sangue (combatendo algumas espécies de câncer), promove a eliminação de toxinas do corpo (em especial do fígado), estimula os sistemas cardíaco e circulatório, evita o stress que pode levar a depressão, auxilia no tratamento de câncer de mama, aumenta a resistência, combate a gripe e pneumonia inclusive em crianças e pessoas de terceira idade, auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.

A Estação Experimental Santa Luzia (SP) iniciou em 2001 experiências de adaptação e cultivo do camu-camu, obtendo até o presente momento ótimos resultados.

Em São Paulo o fruto é encontrado no CEASA.

Existe em frasco com 100 cápsulas, devendo-se tomar 2 cápsulas ao dia, uma de manhã e outra a tarde, já que a vitamina C permanece no organismo por 6 horas e depois é eliminada. Cada cápsula contém 500 mg de vitamina C (equivalente a 12 laranjas médias). Estudos científicos revelam que a quantidade de vitamina C para cada pessoa deve ser em torno de 500 mg ao dia.

Encontra-se disponível uma análise realizada por laboratório independente, com valores por 100 g de compostos químicos encontrados em 430 g de camu-camu seco por pulverização (consultar Whole World Botanicals abaixo).

 Culinária
Suco de camu-camu. Ingredientes: 50 g de polpa em um litro de água. Bater no liquidificador e adoçar a gosto. O suco fica com uma cor rosada e o sabor é muito agradável.

 Colaboração

  • Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR). Maio de 2007.

 Referências

  1. Whole World Botanicals: What is camu-camu? [6] - Acesso em 30 de agosto de 2015
  2. Raintree Health: camu-camu [7] - Acesso em 30 de agosto de 2015
  3. The Plant List: Myrciaria dubia [8] - Acesso em 30 de agosto de 2015

GOOGLE IMAGES de Myrciaria dubia [9] - Acesso em 30 de agosto de 2015

 

[10]
[11]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/camu-camu

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/camu-camu [2] https://www.ppmac.org/tags/c%C3%A2ncer-de-mama [3] https://www.ppmac.org/tags/estimulo-do-sistema-imunologico [4] https://www.ppmac.org/tags/prostatite [5] https://www.ppmac.org/tags/estimulo-do-sistema-cardiaco [6] http://wholeworldbotanicals.com/royal-camu-page/ [7] http://www.raintree-health.com/camu-camu-powder-myrciaria-dubia/ [8] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-131810 [9] https://www.google.co.uk/search?q=%22Myrciaria+dubia%22&tbm=isch [10] https://www.ppmac.org/sites/default/files/camu01.jpg [11] https://www.ppmac.org/sites/default/files/camu02.jpg