Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Bananeira

Bananeira [1]

Enviado por Sergio Sigrist em ter, 25/09/2012 - 11:18am
Nome científico: 
Musa × paradisiaca L.
Família: 
Musaceae
Sinonímia científica: 
Musa balbisiana var. vittata (W.Ackm. ex Rodigas) M.R.Almeida
Partes usadas: 
A planta toda.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Vitaminas, minerais, glicosídeos, amido, açúcares, proteínas, tanino, serotonina, noradrenalina, dopamina.
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, anti-helmíntica, emoliente, laxante, constipativa.
Indicação terapêutica: 
Cãibras, fadiga, alterações nos batimentos cardíacos, alergias, TPM, prisão de ventre, diarreia infantil, bronquite, úlceras, histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragia, disenteria.
tags: 
Cãibra [2]
Arritmia cardíaca [3]
Alergia [4]
TPM - Tensão-pre-menstrual [5]
Prisão de ventre - constipação - obstipação [6]
Diarreia [7]
Bronquite [8]
Úlcera [9]
Histeria [10]
Epilepsia [11]
Hanseníase - lepra [12]
Febre [13]
Hemorragia [14]
Disenteria [15]
Cansaço - fadiga - astenia [16]

Nomes em outros idiomas

  • Inglês: banana, edible banana, banana tree
  • Espanhol: banano, platano, guineo, cambur 

Origem, distribuição
Não se conhece exatamente a origem da bananeira. Muitos pesquisadores consideram-na oriunda da Ásia meridional, Índia, onde é cultivada há milênios. Outros, da América tropical. Nossos índios já a cultivavam desde o descobrimento do Brasil.

Descrição 
A bananeira é considerada uma grande erva, com haste suculenta formada por folhas cujas bainhas são sobrepostas. O fruto forma cachos, conforme a espécie há cachos com mais de 200 frutas. Atinge altura de 6 a 7,5 m decorrente de um rizoma carnudo e rebentos lançados pelo rizoma. Existem muitas variedades, as mais conhecidas são:

  • Banana-ouro: tem casca amarela e fina, com polpa também amarela. Mede de 5 a 7 cm. É ligeiramente encurvada. Conhecida no Norte e Nordeste do país com o nome de “inajá”, é uma das mais cultivadas.
  • Banana-prata: tem casca de cor amarela e polpa creme, medindo de 10 a 15 cm. É a mais popular.
  • Banana nanica ou caturra: tem casca amarela e polpa brancacenta (creme). Em outras regiões, recebe o nome de banana d’água ou nanicão. O tamanho varia de 12 a 20 cm. É a mais cultivada, principalmente em São Paulo.
  • Banana-maçã: tem casca fina e amarela, polpa branca, macia e perfumada. Mede de 5 a 10 cm. Por ser mais digestiva, é a mais indicada pelos pediatras para recém-nascidos.

A bananeira pertence ao gênero Musa que compreende 40 espécies. Destas apenas 3 são alimentícias:

  • Musa paradisíaca L.
  • Musa sapientum
  • Musa cavendish

Outras espécies são ornamentais, usadas para fornecimento de fibra, cobertura de casas, etc..

Uso popular e medicinal

Todas as partes da bananeira têm aplicações medicinais. As flores são usadas na bronquite, disenteria e úlceras. As flores cozidas são dadas aos diabéticos. A seiva adstringente da planta é empregada em casos de histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragia, disenteria, diarreia aguda, hemorroidas, picadas e mordidas de insetos e outros animais.

As folhas novas são utilizadas em compressas para queimaduras e outras afecções da pele. As cinzas adstringentes da casca verde e das folhas auxiliam no tratamento da disenteria, diarreia e úlceras malignas. As raízes são administradas em desordens digestivas, disenteria e outras doenças. Na Índia a mucilagem da semente da banana serve nos casos de catarro e diarreia [2].

A planta contém glicosideo sitoindosideo IV. Flores contêm nas brácteas diglicosideo de delfinidina e cianidina. A fruta verde contém amido. A fruta contém açúcares, proteínas de albumina e globulina. A polpa da fruta madura contém tanino, serotonina e noradrenalina, dopamina e uma catecolamina não identificada. A casca contém tanino.

Raízes e caules são adstringente e anti-helmíntico. Suco da bainha das folhas e do caule é útil em otalgia (dor de ouvido) e hemoptise (expectoração de sangue pela tosse). Os frutos maduros são emoliente, nutritivo e levemente laxante. A fruta totalmente madura é constipativa, indicada em distúrbios hemorrágicos. A fruta verde é utilizada em diabetes junto a outros medicamentos. A flor é usada em menorragia, o suco do caule suco é indicado na epilepsia e outras desordens neurológicas e a raiz em tumores [3].

Trata-se de uma das mais populares e nutritivas frutas já conhecidas [1].

Suas propriedades químicas diferem pouco de uma variedade para outra. É conhecida como uma fruta higiênica, pois ao descascá-la não é necessário pegar na polpa. Esta forma simples e altamente prática é destacada por profissionais que criam móveis e outras centenas de objetos de nosso uso diário como o exemplo perfeito de design.

O mais importante é conhecer o seu conteúdo nutricional e ver o que ela nos oferece de especial no fortalecimento do corpo humano e combate ou prevenção a enfermidades.

A banana é muito rica em minerais e tem grande quantidade de ferro, que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, principalmente em grávidas e crianças. Ela tem magnésio, que ajuda a combater muitas espécies de alergia – inclusive a febre do feno.

Segundo pesquisadores da Alemanha, a ingestão de três bananas médias fornece cerca de 180 mg de magnésio. Mas o seu forte é uma grande quantidade de potássio, mineral necessário para contração muscular, evitando cãibras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos.

A banana é fonte essencial de energia e, sendo de fácil acesso e tornando a refeição ligeira, passou a ser o alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos.

O potássio ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.

A banana contém o tão necessário cálcio para fortalecimento de ossos, dentes e células do nosso corpo.

Vitaminas [1]

  • A (betacaroteno): necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajuda a diminuir o tempo de duração das doenças
  • C (ácido ascórbico): ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer
  • B1 (tiamina): ajuda a normalizar o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração
  • B2 (riboflavina): ajuda na cicatrização das feridas
  • B3 (niacina): interfere no metabolismo das gorduras e açúcares

Outros benefícios [1] 
Fruta ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de síndrome da tensão pré-menstrual (TPM). A banana-maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa feita na Inglaterra diz que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.

Alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.

A banana é ótima para combater a diarreia infantil, sendo o remédio provido pela Natureza para facilmente curá-la. A dieta a base de banana, comumente recomendada por pediatras, é adequada, reitera o Prof. William B. Greenough III, da Johns Hopkins University e presidente da Fundação Internacional para a Saúde da Criança.

 

Curiosidade
Devido a reprodução contínua, a bananeira é considerada pelos hindus como símbolo de fertilidade e prosperidade. Folhas e frutas são depositadas nas escadarias das casas onde ocorrem os casamentos. É plantada frequentemente no canto de um campo de arroz como amuleto de proteção. Mulheres malaias banham-se com uma decocção de folhas por 15 dias após o parto. Havaianos primitivos usavam a planta jovem como "bandeira da paz" durante as guerras.
  • Dedicado a Cristina Prochaska [17] (Ubatuba, SP).
 Colaboração
  • Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR).
  • Mário Sérgio Sigrist (Mestrando em Genética e Melhoramento de Plantas (IAC, Campinas, SP).

 Referências

  1. FRANCO, L. L. As incríveis 50 frutas com poderes medicinais. Acesso em 25 de janeiro de 2015
  2. Purdue University: Banana [18] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  3. Ayurvedic Community: Musa paradisiaca [19] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  4. National Tropical Botanical Garden: Musa × paradisiaca [20] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  5. Missouri Botanical Garden: Musa × paradisiaca [21] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  6. The Plant List: Musa x paradisiaca [22] - Acesso em 25 de janeiro de 2015

GOOGLE IMAGES de Musa × paradisiaca [23] - Acesso em 25 de janeiro de 2015

 

[24]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/bananeira

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/bananeira [2] https://www.ppmac.org/tags/caibra [3] https://www.ppmac.org/tags/arritmia [4] https://www.ppmac.org/tags/alergia [5] https://www.ppmac.org/tags/tpm [6] https://www.ppmac.org/tags/prisao-de-ventre [7] https://www.ppmac.org/tags/diarreia [8] https://www.ppmac.org/tags/bronquite [9] https://www.ppmac.org/tags/ulcera [10] https://www.ppmac.org/tags/histeria [11] https://www.ppmac.org/tags/epilepsia [12] https://www.ppmac.org/tags/hansen%C3%ADase-lepra [13] https://www.ppmac.org/tags/febre [14] https://www.ppmac.org/tags/hemorragia [15] https://www.ppmac.org/tags/disenteria [16] https://www.ppmac.org/tags/cansaco [17] https://www.cristinaprochaskaphotography.com/ [18] http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/banana.html#Description [19] http://www.ayurvediccommunity.com/Botany.asp?Botname=Musa%20paradisiaca [20] http://www.ntbg.org/plants/plant_details.php?plantid=7767 [21] http://www.missouribotanicalgarden.org/PlantFinder/PlantFinderDetails.aspx?kempercode=c544 [22] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-254888 [23] https://www.google.co.uk/search?q=%22Musa+paradisiaca%22&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwipvayVtZLcAhVJOZAKHRtAAfYQsAQIJg&biw=1280&bih=715 [24] https://www.ppmac.org/sites/default/files/banana.jpg