Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Sândalo

Sândalo [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 13/08/2021 - 9:24am
Nome científico: 
Santalum album L.
Família: 
Santalaceae
Sinonímia científica: 
Sirium myrtifolium L.
Partes usadas: 
Folha, haste, óleo essencial.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Sesquiterpenos, saponinas, fenólicos, taninos. O principal constituinte do óleo de sândalo é o santalol.
Propriedade terapêutica: 
Antidepressivo, anti-inflamatório, antifúngico, adstringente, sedativo, inseticida, antisséptico, antimicrobiana, antiespasmódica, diurética, expectorante.
Indicação terapêutica: 
Disenteria, dor de estômago, gonorreia, doenças (pele, coração), ansiedade, estresse, depressão, ulcera gástrica, câncer, herpes.
tags: 
Ansiedade [2]
Aromaterapia [3]
Alívio de dor [4]
Disenteria [5]
Dor de estômago - gastrodinia [6]
Blenorragia - gonorreia - sífilis - doença sexualmente transmissível [7]
Estresse [8]
Depressão [9]
Câncer [10]
Herpes [11]
Úlcera péptica - gástrica [12]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: Sandal, cendana, sandal tree, East Indian sandalwood, white Indian sandalwood, sandalwood
  • Francês: Santal blanc
  • Alemão: Weisser Sandel(holz)ßaum

Origem, distribuição

Cresce na Ásia tropical, Austrália, ilhas do Pacífico e Havai. 

Descrição [2]

Sândalo é árvore perene, hemiparasitária radicular. Atinge altura variada, na Austrália cresce até 4 m e na Índia 20 m.

A casca é compacta, marrom escuro, avermelhada, cinza escuro ou quase preta, lisa nas árvores jovens, áspera com profundas rachaduras verticais nas árvores mais velhas. Madeira altamente aromática, considerada a segunda mais cara do mundo.

Folhas finas, geralmente opostas, ovais ou ovais elípticas, extremidade arredondada ou pontiaguda, haste ranhurada, 5-15 cm de comprimento, nervação reticulada.

Flores marrom-arroxeadas, pequenas, cor de palha, avermelhadas, verdes ou violetas, cerca de 4 mm de comprimento, formam até 6 pequenos aglomerados terminais ou axilares, sem cheiro. 

O fruto é uma drupa carnuda e globosa, vermelho, roxo a preto quando maduro, com cerca de 1 cm de diâmetro, endocarpo estriado duro e coroado por uma cicatriz, quase sem pedúnculo, liso, com uma única semente.

Uso popular e medicinal

Sândalo é mundialmente conhecido pelo óleo de odor agradável e amadeirado.

O óleo essencial é composto por uma mistura de sesquiterpenos (Z) -α-santalol, (Z) -β-santalol, (Z) -epi-β-santalol, (Z) ) -α-trans-bergamotol, α-bisabolol, (Z) -lanceol, hidrato de sesquisabineno e (E, E) -farnesol, juntamente com pequenas quantidades (até 2%) de hidrocarbonetos sesquiterpênicos precursores correspondentes, onde (Z) -α-santalol e (Z) -β-santalol constituem os principais componentes ativos.

O óleo essencial de sândalo é geralmente obtido por destilação a vapor de cavacos e tarugos cortados do cerne. É amplamente utilizado na perfumaria, cosmetologia, aromaterapia, como antidepressivo, anti-inflamatório, antifúngico, adstringente, sedativo, inseticida, antisséptico e em unguentos religiosos [1].

Historicamenteo sândalo é considerado uma das árvores mais sagradas e parte importante de rituais de certas religiões. Produtos de sândalo têm sido utilizados em incenso, entalhes em madeira, piras funerárias, na indústria de alimentos como ingrediente aromatizante e em repelentes de insetos, perfumes, sabões, detergentes e cosméticos.

O óleo essencial de sândalo desenvolve-se no cerne e na raiz, processo que dura cerca de 15 a 20 anos. Mais de 230 constituintes pertencentes a diferentes classes químicas foram identificados no cerne, sendo principalmente terpenoides. A avaliação fitoquímica de extratos de sândalo revelou que a árvore é também rica em saponinas, fenólicos e taninos.

O principal constituinte do óleo de sândalo é o santalol, uma mistura de dois isômeros, α-santalol e β-santalol. Relata-se que α-santalol apresenta propriedade anticâncer. Outros constituintes identificados são cisnuciferol, α-bisabalol, cisbergamatol, epi-β-santalol, γ-curcumen-12-ol, β-curcumen-12-ol, cis-lanceol e trans-farnesol.

Produtos de sândalo têm sido usados no tratamento de várias doenças desde os tempos antigos. Não é tóxico e exibe uma ampla variedade de propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, antiespasmódica, diurética, expectorante e antisséptica. 

Na medicina chinesa são usados para tratar disenteria, dor de estômago, gonorreia, doenças de pele e ansiedade. 

Emulsão, pasta e óleo essencial de sândalo têm sido usados há séculos na Índia para o tratamento de doenças cutâneas inflamatórias e eruptivas. No sistema de medicina Unani é indicado para tratar úlceras gástricas e doenças cardíacas, cerebrais, hepáticas, estomacais e cutâneas. O potencial antiúlcera do extrato hidroalcoólico da haste de S. album a 500 mg / kg foi relatado em modelos de ulceração gástrica de ratos albinos Wistar.

Estudos sugerem que α-santalol é um agente quimiopreventivo / terapêutico do câncer, seguro e promissor com potencial para atingir várias vias envolvidas na carcinogênese. Mecanismos de ação através dos quais α-santalol funciona como um agente anticancerígeno incluem atividades pró-apoptótica, antiproliferativa, antiangiogênica, antioxidante e anti-inflamatória.

O α-santalol é relativamente não tóxico para os tecidos normais, o que minimiza os efeitos colaterais sistêmicos indesejáveis e melhora a adesão do paciente. Possui uma fragrância agradável facilitando assim a adesão.

Estudos atestam a atividade antimicrobiana de extratos aquosos de folhas e caule de S. album contra Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas. E atividade antiviral do óleo in vitro contra Herpes simplex HSV-1 e HSV-2. [3]

Aromaterapia

O óleo de sândalo é indicado para aliviar a ansiedade, estresse e depressão. Tem efeitos neuroléptico, relaxante, calmante, dilatador de brônquios e adstringente. Há relatos de que α-santalol tem efeitos depressores do sistema nervoso central, como sedação. Promove um sono reparador. 

Em ratos com distúrbios do sono, a inalação de α-santalol afetou o ciclo sono-vigília e causou uma diminuição significativa no tempo total de vigília e um aumento no tempo total de sono por movimentos oculares não rápidos. Os resultados também sugerem a ação do α-santalol via sistema circulatório por absorção no sangue através da mucosa respiratória ao invés do sistema olfatório. 

Resultados de estudo piloto em pacientes recebendo cuidados paliativos para avaliar a eficácia da aromaterapia evidenciam que o óleo de sândalo é eficaz na redução da ansiedade.

 Dedicado a Fátima Bacellar (Setúbal, Portugal)

 Referências

  1. Srivastava, P. L. et al. Functional characterization of novel sesquiterpene synthases from Indian sandalwood, Santalum album [13]. Sci. Rep. 5, 10095; doi: 10.1038/srep10095 (2015) - Acesso em 5 de setembro de 2021
  2. Agroforestry Database: Santalum album [14] - Acesso em 5 de setembro de 2021
  3. Anticancer Research (2015): Anticancer effects of sandalwood [15] - Acesso em 5 de setembro de 2021
  4. Misra BB, Dey S. 2013. Biological activities of east Indian sandalwood tree, Santalum album [16]. PeerJ PrePrints 1:e96v1  - Acesso em 5 de setembro de 2021
  5. Image: India Nature Watch [17] - Acesso em 5 de setembro de 2021
  6. The Plant List: Santalum album [18] - Acesso em 5 de setembro de 2021

GOOGLE IMAGES de Santalum album [19] - Acesso em 5 de setembro de 2021

[20]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/sandalo

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/sandalo [2] https://www.ppmac.org/tags/ansiedade [3] https://www.ppmac.org/tags/aromaterapia [4] https://www.ppmac.org/tags/alivio-de-dor [5] https://www.ppmac.org/tags/disenteria [6] https://www.ppmac.org/tags/dor-de-estomago [7] https://www.ppmac.org/tags/blenorragia-gonorreia-s%C3%ADfilis-doen%C3%A7a-sexualmente-transmiss%C3%ADvel [8] https://www.ppmac.org/tags/estresse [9] https://www.ppmac.org/tags/depressao [10] https://www.ppmac.org/tags/cancer [11] https://www.ppmac.org/tags/herpes [12] https://www.ppmac.org/tags/ulcera-peptica [13] https://www.nature.com/articles/srep10095 [14] http://apps.worldagroforestry.org/treedb/AFTPDFS/Santalum_album.PDF [15] https://ar.iiarjournals.org/content/35/6/3137 [16] https://peerj.com/preprints/96v1/ [17] http://www.indianaturewatch.net/index.php [18] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2581919 [19] https://www.google.com/search?q=%22Santalum+album%22&tbm=isch [20] https://www.ppmac.org/sites/default/files/sandalo.JPG