Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Pracaxi

Pracaxi [1]

Enviado por Sergio Sigrist em qua, 13/08/2025 - 11:18am
Nome científico: 
Pentaclethra macroloba (Willd.) Kuntze
Família: 
Leguminosae
Sinonímia popular: 
Mulateiro, faveira, fava-de-iguaçu, fava-de-santo-inácio.
Sinonímia científica: 
Acacia macroloba, Acacia aspidioides, Entada werbaena, Mimosa macroloba, Dichrostachys macrostachya
Partes usadas: 
Casca, semente
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo de pracaxi: 45% a 48% de lipídios, 27% a 28% de proteínas, e 12% a 14% de carboidratos, vitamina E, ácidos oleico e behênico.
Propriedade terapêutica: 
Hidratante para pele e cabelos, cicatrizante, antisséptica.
Indicação terapêutica: 
Contra envenenamento por escorpião, febre, cicatrização de feridas na pele, problemas respiratórios, psoríase, dermatite, tratamento do couro cabeludo, amenizar estrias.
tags: 
Ferida [2]
Febre [3]
Problema respiratório [4]
Psoríase [5]
Doença da pele - dermatose - dermatofitose [6]

Origem, distribuição
Pracaxi é uma árvore nativa da América Latina, ocorrendo no Brasil e em outros países da região, como Colômbia, Peru, Cuba e Jamaica. A espécie é encontrada em florestas tropicais úmidas, incluindo áreas de igapó, várzeas e florestas de terra firme, formações vegetais típicas do bioma amazônico.

Nomes em outros idiomas

  • Inglês: pracaxi tree, oil tree
  • Espanhol (América Latina): pracaxi, guate pino, palo de aceite
  • Alemão: Pracaxi-Baum
  • Francês: arbre à pracaxi
  • Nheengatu (língua geral indígena na Amazônia): paracaxi

Descrição

A árvore pode atingir até 40 m de altura. Apresenta copa bastante ramificada. Suas raízes, adaptadas para sustentar a planta tanto em solo firme quanto em áreas inundadas, são grandes e achatadas junto ao tronco, funcionando como escoras que conferem estabilidade.

As flores, numerosas e dispostas em racemos - inflorescências em que as flores se alinham ao longo de um eixo central, são hermafroditas e pequenas. Os frutos maduros são vagens de coloração amarronzada e tamanhos variados.

As sementes são igualmente marrons e apresentam variação de tamanho. Possuem importante papel biológico, pois são usadas para alimentação da fauna, tanto aquática, como peixes e tartarugas, quanto para animais de terra firme.

Uso popular e medicinal

Pracaxi é uma planta tradicionalmente utilizada como medicamento pelos povos da região amazônica, oferecendo diversos benefícios para a saúde humana. O chá preparado com a casca da árvore é empregado no tratamento de envenenamento por escorpiões e outros insetos, febre, feridas na pele e problemas respiratórios.

As sementes também fazem parte da alimentação de algumas populações indígenas, que as utilizam na forma de farinha ou para extração de óleo. O óleo de pracaxi apresenta rica composição: cerca de 45% a 48% de lipídios, 27% a 28% de proteínas e 12% a 14% de carboidratos, além de ser fonte de vitamina E, ácido oleico, que deixa a pele mais suave, macia e flexível, e ácido behênico, usado no tratamento de doenças de pele causadas por fungos.

Devido ao seu alto teor de óleo, é amplamente conhecido pelo potencial de regeneração celular e hidratante para pele e cabelos, proporcionando maciez e suavidade. Aplicado topicamente apresenta efeito cicatrizante, especialmente quando associado a massagens, podendo auxiliar no tratamento de psoríase e dermatite. Nos cabelos, exerce ação antisséptica, ajudando a tratar o couro cabeludo e a prevenir a queda dos fios.

Em formulações como cremes, loções ou géis, o óleo de pracaxi também é utilizado no tratamento de cicatrizes, graças ao seu efeito despigmentante, que pode melhorar o aspecto, tamanho e coloração da lesão. É ainda indicado para amenizar estrias.

Um estudo científico avaliou a utilidade dos ácidos graxos encontrados no óleo de pracaxi numa base de silicone anidro tópico composto para terapia de feridas e cicatrizes. Foi considerado que a preparação de tratamentos personalizados para cada paciente representa um importante objetivo terapêutico nos campos da dermatologia e da cicatrização de feridas. Os autores concluem que a aplicação de uma base de silicone anidro composto contendo óleo de pracaxi isolado ou em combinação com outras substâncias ativas levou a melhorias consideráveis na cicatrização de feridas e nas características das cicatrizes, sendo uma opção potencialmente útil no tratamento de feridas e cicatrizes cirúrgicas, traumáticas ou causadas por queimaduras.

Outros usos

A madeira é de boa qualidade, fácil de ser trabalhada, é muito usada pelas populações amazônicas como lenha e carvão. Útil na construção civil e obras hidráulicas.

A planta inteira é ornamental, é indicada para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

 Colaboração

  • Matheus Rios Rosa, graduando em Engenharia Agronômica (USP/ESALQ, 2025).
  • Sara Teixeira Simões, graduanda em Engenharia Agronômica (USP/ESALQ, 2025).

 Referências

  1. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2018). Valorização e uso popular do óleo de pracaxi [7] - Acesso em 13 de agosto de 2025  
  2. National Library of Medicine (Dematology and Therapy, 2014). Case series: the effectiveness of fatty acids from pracaxi oil in a topical silicone base for scar and wound therapy [8] - Acesso em 13 de agosto de 2025
  3. Sala ANDES Amazonia (2009). Biodiversidade para viver [9] - Acesso em 13 de agosto de 2025
  4. Plantas para o Futuro - Região Norte. Pentaclethra macroloba [10] - Acesso em 13 de agosto de 2025 
  5. World Flora Online: Pentaclethra macroloba [11] - Acesso em 13 de agosto de 2025
  6. Image: Joan Simon from Barcelona, España [12], CC BY-SA 2.0 [13], via Wikimedia Commons

GOOGLE IMAGES de Pentaclethra macroloba [14] - Acesso em 13 de agosto de 2025


 

[15]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/pracaxi

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/pracaxi [2] https://www.ppmac.org/tags/ferida [3] https://www.ppmac.org/tags/febre [4] https://www.ppmac.org/tags/problema-respiratorio [5] https://www.ppmac.org/tags/psoriase [6] https://www.ppmac.org/tags/doenca-da-pele [7] https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1104243/1/FOLDERpracaxiSimpAgro20182.pdf [8] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25410612/ [9] https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/bioeconomia/acervo-historico/plano-nacional-para-a-promocao-dos-produtos-da-sociobiodiversidade-pnbsb/praca-da-sociobiodiversidade/2009-catalogo-saa.pdf [10] https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1144686/1/Plantas-para-o-Futuro-Norte-1069-1078.pdf [11] https://wfoplantlist.org/taxon/wfo-0000168370-2025-06 [12] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pentaclethra_macroloba_(11033881075).jpg [13] https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0 [14] https://www.google.com/search?q=%22Pentaclethra+macroloba%22&tbm=isch [15] https://www.ppmac.org/sites/default/files/960px-Pentaclethra_macroloba_%2811033881075%29.jpg