Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Nogueira

Nogueira [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 03/06/2013 - 3:05pm
Nome científico: 
Juglans regia L.
Família: 
Juglandaceae
Sinonímia científica: 
Juglans duclouxiana Dode
Partes usadas: 
Folhas, casca verde dos frutos, gemas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Taninos (gálico, elágico), juglona, juglandina, glicose, inositol, peptídeos, resinas, naftoquinonas, cálcio, vitamina C, carotenos, flavonoides, alguns ácidos.
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, antiparasitária, tônica, depurativa, hipoglicemiante, antianêmica, antirraquítica, antirreumática, antidiarreica, eupéptica, antiastênica, antibiótica, cicatrizante etc.
Indicação terapêutica: 
Tuberculose, mal de Pott (tuberculose óssea), psoríase, herpes, eczema, diabetes, corrimento vaginal, ferida, ulceração.
tags: 
Tuberculose - escrofulose [2]
Psoríase [3]
Herpes [4]
Eczema [5]
Diabetes [6]
Corrimento vaginal - Leucorreia [7]
Tumor [8]

Descrição
É uma grande árvore asiática, cuja madeira é muito requisitada pela marcenaria e para fazer pólvora. As folhas, casca verde dos frutos e gemas são usadas na medicina vegetal. O nome Juglans vem do fato de que sua amêndoa tem a forma do cérebro de Júpiter, segundo os romanos. No Brasil encontra-se mais ao Sul.

Seu caule tem casca acinzentada e rugosa, suas folhas pequenas e brancas são imparipinadas, compostas, com 7-9 folíolos e as flores verdosas, masculinas e femininas se reúnem na extremidade das ramas. O fruto é drupa com epicarpio verde e carnoso onde fica a noz comestível, usada para fabricação de um óleo muito apreciado em certas regiões.

 Uso popular e medicinal
É adstringente, antiparasitária, tônica, depurativa, hipoglicemiante, antianêmica, antirraquítica, antirreumática, antidiarreica, eupéptica, antiastênica, antibiótica (pelas naftoquinonas, parentes das antraquinonas), cicatrizante, antissifilítica, antiflogística, antisséptica (pela juglona, que é também antifúngica poderosa).

É útil contra o mal de Pott (tuberculose óssea). Por ser muito tônico e ter taninos que auxiliam a restauração do parênquima pulmonar, é útil também aos tuberculosos em geral. Trabalha na psoríase, no herpes, no eczema e no diabete (abaixa a taxa de glicemia). Tornam os cabelos acastanhados.

Mulheres com corrimento vaginal podem ser beneficiadas com banhos de infusão de 100 g de folhas/litro de água em irrigações (ou chás de flores). Também podem ser usadas em feridas, ulcerações e como afrodisíaca.

Internamente usa-se em infuso de 2 colheres de sopa para um litro de água, em 3 xícaras ao dia. Externamente pode ser usada em compressas ou gargarejos em doses 3 vezes maiores que o uso oral.

A homeopatia a usa muito.

 Cuidado
Não deve ser dado a nutrizes e gestantes.

 Colaboração

  • Luis Carlos Leme Franco, médico e professor de Fitoterapia (Curitiba, PR). Memória.

 Referência

  1. FRANCO, L.C.L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
    O livro de 375 páginas abrange assuntos como amamentação, miomas, leucorréia, esterilidade, distúrbios menstruais, climatério, frigidez, identificando as plantas que atuam nestas patologias.
  2. Imagem: Wikimedia Commons [9] (Author: Karduelis) - Acesso em 9 de janeiro de 2015
  3. The Plant List: Juglans regia [10] - Acesso em 9 de janeiro de 2015

GOOGLE IMAGES de Juglans regia [11] - Acesso em 9 de janeiro de 2015

 

 

[12]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/nogueira

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/nogueira [2] https://www.ppmac.org/tags/tuberculose-escrofulose [3] https://www.ppmac.org/tags/psoriase [4] https://www.ppmac.org/tags/herpes [5] https://www.ppmac.org/tags/eczema [6] https://www.ppmac.org/tags/diabetes [7] https://www.ppmac.org/tags/corrimento-vaginal-leucorreia [8] https://www.ppmac.org/tags/tumor [9] http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Juglans_regia-01.JPG [10] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2331747 [11] https://www.google.co.uk/search?q=%22Juglans+regia%22&gws_rd=ssl&tbm=isch [12] https://www.ppmac.org/sites/default/files/nogueira.JPG