Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Mirtilo, mirtileiro

Mirtilo, mirtileiro [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 03/06/2013 - 2:09pm
Nome científico: 
Vaccinium myrtillus L.
Família: 
Ericaceae
Sinonímia científica: 
Vaccinium myrtillus subsp. oreophilum (Rydb.) Á. Löve, D. Löve & B.M. Kapoor
Partes usadas: 
Fruto, folha.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Taninos (1,5%), antocianinas, flavonoides, mirtilina (corante azul natural da planta), sais orgânicos, arbutina e glicosídeos.
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, tônico, antibacteriano, hipoglicemiante, antioxidante, anti-inflamatório.
Indicação terapêutica: 
Diarreia, melhorar a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético, redução de colesterol ruim.
tags: 
Diarreia [2]
Colesterol [3]
Diabetes [4]
Cãibra [5]
Doença circulatória [6]
Catarro [7]
Catarata [8]
Glaucoma [9]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: bilberry, European blueberry, whortleberry, huckleberry, black whortles
  • Alemão: heidelbeere, blaubeere
  • Italiano: mirtillo nero
  • Espanhol: arándano

Origem, distribuição
Mirtilo é nativo de várias regiões da Europa e Estados Unidos. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil [3,4].

Descrição
Planta de porte arbustivo, caducifólia (perde as folhas no inverno). De sabor agridoce, o fruto é uma baga de cor azul escura, formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice, com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Apresenta em seu interior muitas sementes [3,4].

Uso popular e medicinal
A planta é usada há muitos anos na medicina tradicional europeia. Historicamente o fruto foi usado para tratar diarreia, escorbuto e outras condições. Atualmente é utilizado como um remédio popular para a diarreia, cãibras menstruais, problemas oculares, veias varicosas, insuficiência venosa (uma condição na qual as veias não retornam o sangue a partir das pernas para o coração) e outros problemas circulatórios. As folhas são indicadas para outros fins, incluindo diabetes. O fruto pode ser ingerido ou feito em extrato. Da mesma forma, as folhas podem ser feitas em extratos ou utilizadas em chás [1].

Suas propriedades medicinais incluem combate aos radicais livres, efeito anti-inflamatório, melhora da circulação e redução do colesterol ruim, prevenção ou reversão de catarata e glaucoma. Nos Estados Unidos e Europa o consumo é elevadíssimo e a fruta ganhou fama de promover a longevidade.

Atua em casos de diarreias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível, talvez seja esta razão que ajuda a melhorar a visão noturna, devido a presença de vitaminas.

Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético, etc.

Por causa da quantidade de água, o mirtilo é bastante perecível, o que tem motivado o estudo de processos de desidratação da fruta como técnica de conservação e a extração da antocianina, pigmento que dá a coloração roxo-azulada e que concentra as propriedades medicinais da fruta. O mirtilo contém 25 tipos de antocianina, uma quantidade impressionante maior do que em qualquer outra fruta ou legume. Pretende-se extraí-la para destinação a fármacos, estando aí o maior interesse [2].

Valor nutricional [2]
Mirtilo é referido na literatura como fruta saudável, com baixíssimos teores de gordura, sódio e boa fonte de fibra e vitamina C. Uma xícara de mirtilo fresco fornece 5 g de fibra, mais do que a maioria das frutas e legumes e 15% da necessidade diária de vitamina C, com valor calórico de apenas 80 calorias.

 Culinária
Além do consumo in natura, o fruto pode ser empregado tanto em pratos doces como salgados como müsli, marmelada, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir vinhos tintos.

 Colaboração

  • Luis Carlos Leme Franco, médico e professor de Fitoterapia (Curitiba, PR). Maio, 2004. Memória.

 Referências

  1. National Center for Complementary and Integrative Health (2012): Bilberry [10] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  2. Jornal da UNICAMP (2009): Pesquisadora obtém mirtilo em pó e passa [11] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  3. EMBRAPA Uva e Vinho: Mirtilo - Aspectos gerais da cultura [12] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  4. EMBRAPA Clima Temperado (2008): Fenologia, produção e qualidade de frutos de mirtilo [13] - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  5. Imagem: Wikimedia Commons [14] (Author: B.navez) - Acesso em 25 de janeiro de 2015
  6. The Plant List: Vaccinium myrtillus [15] - Acesso em 25 de janeiro de 2015

GOOGLE IMAGES de Vaccinium myrtillus [16] - Acesso em 25 de janeiro de 2015

 

[17]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/mirtilo-mirtileiro

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/mirtilo-mirtileiro [2] https://www.ppmac.org/tags/diarreia [3] https://www.ppmac.org/tags/colesterol [4] https://www.ppmac.org/tags/diabetes [5] https://www.ppmac.org/tags/caibra [6] https://www.ppmac.org/tags/doenca-circulatoria [7] https://www.ppmac.org/tags/catarro [8] https://www.ppmac.org/tags/catarata [9] https://www.ppmac.org/tags/glaucoma [10] https://nccih.nih.gov/health/bilberry [11] http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2009/ju430_pag02.php [12] http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/artigos/mirtilo.html [13] http://www.scielo.br/pdf/pab/v43n8/v43n8a09.pdf [14] http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vaccinium_myrtillus_02.JPG [15] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2457648 [16] https://www.google.co.uk/search?q=%22Vaccinium+myrtillus%22&gws_rd=ssl&tbm=isch [17] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mirtilo.JPG