Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Mertiolate

Mertiolate [1]

Enviado por Sergio Sigrist em ter, 30/05/2017 - 4:27pm
Nome científico: 
Jatropha multifida L.
Família: 
Euphorbiaceae
Sinonímia popular: 
Mercúrio, flor-de-coral, coral, coral-de-jardim, flor-de-sangue.
Sinonímia científica: 
Adenoropium multifidum (L.) Pohl
Partes usadas: 
Raiz, folha, látex.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Saponina (folha).
Propriedade terapêutica: 
Cicatrizante, purgativo, emética, catártico, abortivo.
Indicação terapêutica: 
Ferida infectada, úlcera, infecção cutânea, sarna, indigestão, cólica, orquite, edema, disenteria.
tags: 
Cólica [2]
Edema - inchaço - retenção de líquido [3]
Ferida [4]
Disenteria [5]
Má digestão - dispepsia [6]
Infecção da pele [7]
Úlcera [8]
Orquite - inflamação nos testículos [9]

Origem, distribuição
Ocorre naturalmente no México,  América Central e Brasil. É um exemplar popular na paisagem ao sul da Flórida (EUA). Em Santa Catarina (Brasil) é encontrada apenas como planta cultivada e ornamental.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: coral plant, physic nut
  • Alemão: korallenstrauch

Descrição [1,2]
Arbusto perene ou semi-decíduo, ligeiramente suculento, ou árvore com uma coroa solta e espalhada. Pode crescer até 6 m de altura, embora em cultivo é provável que alcance entre 2 a 3 m.

As flores são muito pequenas de cor vermelho-brilhantes e agrupadas em cachos. A folha tem de 10 a 20 cm de largura, dividida em segmentos ou lóbulos estreitos, afilados, longos e podem ter as extremidades lisas ou dentadas.

Os frutos são amarelos e normalmente contém 3 sementes. Apresenta seiva abundante leitosa ou incolor.

A planta é coletada na natureza como medicamento e fonte de óleo. Foi introduzida como ornamental na região dos trópicos da Europa, mas há muito tempo é cultivada como uma sebe. A inflorescência vermelha tem grande demanda por floristas e confecção de pequenos buquês usados por mulheres na cintura, ombro e pulso.

Uso popular e medicinal [1,2]
O óleo da semente é às vezes usado como catártico (acelera a evacuação de fezes), embora possa causar forte irritação e até intoxicação. O óleo é aplicado internamente e externamente como abortivo.

As sementes são usadas como purgativo e emética (provova vômito). Seu uso foi quase abandonado na medicina tradicional mexicana, embora conste da Farmacopeia deste país.

O látex é usado externamente no tratamento de feridas infectadas, úlceras, infecções cutâneas e sarna. Na Indonésia um dos nomes locais é iodium (iodo), que reflete o uso popular como remédio para feridas.

Na Indochina as raízes secas são dadas em decocção contra indigestão e cólica. São também prescritas como um tônico para tratar orquite (inflamação dos testículos) e edemas (inchaços).

As folhas contêm saponinas, são usadas como purgativo e no tratamento de disenteria e sarna.

No noroeste do Estado do Paraná (Brasil), onde é conhecida por mertiolate ou bálsamo, tem sido utilizada na cicatrização de feridas. A seiva incolor extraída da folha é aplicada diretamente sobre a lesões. Em alguns casos é ingerida para tratamento de úlceras gastrointestinais.

Um trabalho acadêmico verificou a atividade cicatrizante do exudato das folhas aplicado localmente sobre lesões induzidas em ratos.  Conclui-se que o exudato apresentou uma tendência em acelerar o processo de cicatrização, porém os autores sugerem mais estudos para desvendar o mecanismo de melhora da ação cicatrizante ocasionado pela planta.

  Cuidado
Todas as partes da planta são venenosas. As sementes maduras e secas contêm um óleo perigoso. Overdose pode ser contrabalanceada com um copo de vinho branco. Suco de lima e estimulantes são os melhores antídotos em casos de envenenamento pelas sementes.

O contato da seiva com a pele pode causar dermatite.

 Referências

  1. Useful Tropical Plants: Jatropha multifida [10] - Acesso em 28 de maio de 2017
  2. Revista Brasileira de Farmácia (2008): Verificação da atividade cicatrizante do exudato de folhas de Jatropha multifida [11] - Acesso em 28 de maio de 2017
  3. Image: Courtesy of Jörn Uwe Germer (The Virtual Botanic Garden - Virboga [12])
  4. The Plant List: Jatropha multifida [13] - Acesso em 28 de maio de 2017

GOOGLE IMAGES de Jatropha multifida [14] - Acesso em 28 de maio de 2017

 

[15]
[16]
[17]
[18]
[19]
[20]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/mertiolate

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/mertiolate [2] https://www.ppmac.org/tags/colica [3] https://www.ppmac.org/tags/edema-retencao-de-l%C3%ADquido [4] https://www.ppmac.org/tags/ferida [5] https://www.ppmac.org/tags/disenteria [6] https://www.ppmac.org/tags/ma-digestao [7] https://www.ppmac.org/tags/infeccao-da-pele [8] https://www.ppmac.org/tags/ulcera [9] https://www.ppmac.org/tags/orquite-inflama%C3%A7%C3%A3o-nos-test%C3%ADculos [10] http://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Jatropha+multifida [11] http://rbfarma.org.br/files/pag_142a145_verificacao_cicatrizacao.pdf [12] http://www.virboga.de/index.php [13] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-104773 [14] https://www.google.co.uk/search?q=%22Jatropha+multifida%22&tbm=isch&gws_rd=ssl#gws_rd=ssl&imgrc=_ [15] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate05.JPG [16] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate01.JPG [17] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate02.jpg [18] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate03.JPG [19] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate04.JPG [20] https://www.ppmac.org/sites/default/files/mertiolate06.JPG