Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Jacarandá

Jacarandá [1]

Enviado por Sergio Sigrist em dom, 31/05/2015 - 8:05am
Nome científico: 
Jacaranda mimosifolia D.Don
Família: 
Bignoniaceae
Sinonímia científica: 
Jacaranda chelonia Griseb.
Partes usadas: 
Folha, flores secas, raiz, casca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Carobina, ácido caróbico, ácido esteocaróbico, carobona, ácido carobarético, taninos, saponinas, princípios amargos, resinas.
Propriedade terapêutica: 
Antisséptico, antibiótico.
Indicação terapêutica: 
Infecções bacterianas, gonorreia, sífilis, enfraquecimento mental, epilepsia, apetite descontrolado, leucemia, feridas e infecções da pele, nevralgias, varizes.
tags: 
Blenorragia - gonorreia - sífilis - doença sexualmente transmissível [2]
Epilepsia [3]
Leucemia [4]
Ferida [5]
Infecção da pele [6]
Nevralgia [7]
Varizes [8]

Origem, distribuição
Jacarandá é uma árvore magnífica, nativa do Brasil e amplamente introduzida em muitos países de clima tropical e sub-tropical. Ocorre nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Descrição [2]
​A importância maior desta planta é o fornecimento de madeira de primeira qualidade. 

Árvore de até 15 m de altura, com casca fina e acinzentada. Folhas opostas, compostas bipinada, de 10 a 25 cm de comprimento, com folíolos pequenos, glabros e de bordo serreado. Flores com coloração azulado-lilás, arranjadas em inflorescências piramidais densas. Os frutos são cápsulas lenhosas, muito duras e contendo numerosas sementes aladas.

Tendo em vista seu extraordinário valor paisagístico, o jacarandá passou a ser introduzido em várias partes do mundo. Pretória (África do Sul) é poeticamente chamada Cidade Jacarandá devido a quantidade de árvores que transformam a cidade em azul quando florescem na primavera.

Uso popular e medicinal [1,3]

Em época passada o jacarandá foi usado no Rio de Janeiro como medicação antissifilítica, na maleita e na hidropisia. Uma outra espécie, a pancifoliata, mais conhecida como caroba-do-campo, é tida em Minas Gerais como portadora de propriedades antissifilíticas.

Dotada de forte teor de tanino, é também conhecida como jacarandá-da-serra, não devendo entretanto ser confundida com o verdadeiro jacarandá.

A árvore tem usos medicinais, porém não há muitas evidências entre médicos e herbalistas quanto às suas propriedades.

Na Colômbia o uso das folhas é aprovado como antisséptico e cicatrizante [4]. 

Extrato aquoso de jacaranda mostra ação antimicrobiana contra Bacillus cereus (bactéria que produz toxina causadora de diarréia, vômito e náuseas), Escherichia coli (bactéria que habita o intestino humano causando gastroenterite, infecção urinária e outras doenças) e Staphylococcus aureus (causadora de intoxicação alimentar).

É eficiente no tratamento de infecções bacterianas, gonorreia e sífilis. Uma vez que cerca de um terço da população mundial tem alergia à penicilina - a principal droga utilizada contra doenças venéreas - considera-se bem interessante a opção oferecida pelo jacarandá, cujo método de utilização varia. Alguns especialistas usam o óleo essencial derivado das folhas, outros da casca, sementes (também conhecido como fruto) ou flores; ou ainda o extrato aquoso de qualquer dessas partes, interna ou externamente.

Consideram útil para enfraquecimento mental, apetite descontrolado e epilepsia.

Tem propriedades antisséptico e antibiótico. A árvore é usada para tratar a hepatite e, na tradição popular, flores, folhas e cascas servem para aliviar nevralgias e varizes. Há relato de que jacarandá tem efeito comprovado cientificamente para tratamento da leucemia.
 
Recomendam-se banhos quentes com a folha de jacarandá para tratar feridas e infecções da pele.

As folhas contêm carobina (0,16 %), um princípio ligeiramente amargo, cristalizável inodoro, solúvel em água em ebulição e álcool, insolúvel em éter; ácido caróbico (0,05 %), ácido esteocaróbico (0,10 %), carobona (2,66 %), um ácido balsâmico e resinoso; caroba resina (3,33 %); caroba bálsamo (1,44 %); caroba tanino (0,44 %) e um princípio amargo (2,88 %); albumina, amido, etc. 

A casca contém carobina (0,3 %), resina caroba (0,5 %), o princípio amargo (0,28 %) e ácido carobarético (0,2 %). Não foram encontrados alcaloides.

Outros usos [2]
A madeira é pesada, de longa durabilidade, útil para a confecção de brinquedos, caixas, instrumentos musicais, carpintaria e móveis em geral.

 Referências

  1. QUEIROZ, R. G. O mundo mágico das plantas. Thesaurus Editora, Brasília (DF), 2003.
  2. Instituto Brasileiro de Florestas: Jacarandá de mimoso [9] - Acesso em 31 de maio de 2015
  3. Liliana Usvat: Jacaranda tree medicinal uses [10] - Acesso em 31 de maio de 2015
  4. MEJIA, M. C. A. Plantas Medicinales - Botánica de Interés Médico.
  5. Image: © Forest & Kim Starr [11] - Acesso em 31 de maio de 2015
  6. The Plant List: Jacaranda mimosifolia [12] - Acesso em 31 de maio de 2015

GOOGLE IMAGES de Jacaranda mimosifolia [13] - Acesso em 31 de maio de 2015

 

[14]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/jacaranda

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/jacaranda [2] https://www.ppmac.org/tags/blenorragia-gonorreia-s%C3%ADfilis-doen%C3%A7a-sexualmente-transmiss%C3%ADvel [3] https://www.ppmac.org/tags/epilepsia [4] https://www.ppmac.org/tags/leucemia [5] https://www.ppmac.org/tags/ferida [6] https://www.ppmac.org/tags/infeccao-da-pele [7] https://www.ppmac.org/tags/nevralgia [8] https://www.ppmac.org/tags/varizes [9] http://www.ibflorestas.org.br/jacaranda-de-mimoso.html [10] http://lilianausvat.blogspot.com.br/2014/10/jacaranda-tree-medicinal-uses.html#.VXCAqtJViko [11] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=010419-0078&o=plants [12] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-317311 [13] https://www.google.co.uk/search?q=%22Jacaranda+mimosifolia%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [14] https://www.ppmac.org/sites/default/files/jacaranda.jpg