Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Ipê-roxo

Ipê-roxo [1]

Enviado por Sergio Sigrist em ter, 22/01/2013 - 9:08am
Nome científico: 
Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos
Família: 
Bignoniaceae
Sinonímia popular: 
Pau d´arco, ipê, ipê-uva, piuva.
Sinonímia científica: 
Tecoma impetiginosa Mart. ex DC
Partes usadas: 
Entrecasca (líber) ou o lenho (cerne).
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Lapachol, betalapachona.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica, sedativa, tônica, antimicrobiana.
Indicação terapêutica: 
Cura de doenças neoplásicas e inibidoras de várias tumurações, ferida, úlcera varicosa.
tags: 
Tumor [2]
Ferida [3]
Úlcera [4]

Origem, distribuição
Árvore nativa da mata atlântica brasileira. Ocorre praticamente em todas as regiões brasileiras.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: pink lapacho, pink ipe
  • Espanhol: lapacho rosado

Descrição [4]
O ipê-roxo é uma árvore de porte avantajado muito difundida na América. Atinge de 5 a 15 m de altura. Tronco de 60 a 90 cm de diâmetro.

Folhas compostas 5-folioladas, folíolos coriáceos, pubescentes em ambas as faces, com margens inteiras. Inflorescências em panículas roxas. O fruto é uma cápsula septicida grossa, não comestível. Floresce de maio a agosto com a árvore totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem em setembro e outubro.

Uso popular e medicinal

A parte usada da planta é a entrecasca (líber) ou o lenho (cerne). O cerne contém, entre outros princípios ativos, o lapachol e a betalapachona, substâncias já conhecidas como auxiliares na cura de doenças neoplásicas e inibidoras de várias tumurações.

Em 1956 Oswaldo Gonçalves de Lima, pesquisador do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), extraiu a naftoquinona do ipê-roxo e possibilitou posteriormente a fabricação do lapachol, remédio usado no tratamento de câncer de estômago. A betalapachona, um subproduto do lapachol, também isolada pelo pesquisador, está sendo pesquisada para desenvolver as possíveis formas farmacêuticas do produto.

Pelas suas propriedades anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica, sedativa, tônica e potente ação antimicrobiana, pau d´arco é indicado nos casos de úlceras varicosas, feridas de qualquer origem, varizes e hemorroidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczema, gastrites, inflamação intestinal, inflamação do aparelho genital feminino, cistite, bronquite e anemia.

Favorece a circulação e age em várias formas de diabetes, especialmente a diabetes dos jovens. Preparados em cápsulas, extratos, fluido, tintura e pomada são facilmente encontrados em casas especializadas [1,3].

A entrecasca do ipê-roxo, em qualquer forma de remédio caseiro, deve sempre ser usada seca e nunca fresca. Pode ser preparada na forma de garrafada com vinho branco ou cachaça, ou tintura com álcool de cereais. Prepara-se o chá colocando-se a entrecasca seca de molho na água fria. A entrecasca seca é também utilizada para fazer pomadas.

Garrafada, tintura ou chá da entrecasca seca do ipê-roxo são indicados para inflamações, câncer de útero e próstata, infecção dos rins, problemas de pele, doenças do coração, derrame, pressão alta, prisão de ventre, inflamação do fígado e doenças sexualmente transmissíveis. A pomada do ipê-roxo é usada como cicatrizante de ferimentos, para tratar coceiras e manchas da pele [2].

 Dosagem indicada [1]

Chá: 1 colher da casca rasurada, em 1 litro de água. Ferver. Tomar ao dia como água. É atóxico. Tomar 3 cápsulas ao dia em altas doses. Se ocasionar ligeira urticária, diminuir a dose e administrar um antialérgico, para voltar depois à dose anterior.

O extrato manipulado com o cerne do pau d´arco deve ser usado na dose mínima de 1 colher de chá em um copo com água, 4 vezes ao dia, podendo ainda ser tomado de 3 em 3 horas, de 2 em 2 horas ou de 1 em 1 hora.

Nos casos de feridas ou úlceras varicosas, a pomada deve ser usada 2 vezes ao dia, administrando-se também o extrato ou tintura.

 Atenção [2]
A planta não é indicada para crianças, grávidas ou menstruadas. Remédios caseiros preparados com álcool não devem ser ingeridos por hipertensos ou por quem esteja utilizando medicamentos. 

A quem faz uso da garrafada ou chá de ipê-roxo, recomenda-se seguir uma dieta alimentar sem alimentos gordurosos. 

Outros usos
A árvore é muito usada em arborização urbana, escolas e parques. A madeira é de boa durabilidade e resistência contra organismos que dela se alimentam, sendo difícil de serrar ou pregar. Utilizada na construção civil, currais e acabamentos internos.

Da casca são extraídos os ácidos tânicos e lapáchico, sais alcalinos e corante usados no tingimento de algodão e seda.

 Referências

  1. Laboratório de Plantas Medicinais "Prof. Walter Accorsi", USP/ESALQ (2004).
  2. DIAS, J. E. LAUREANO, L. C. (Coord.). Farmacopeia Popular do Cerrado. s.l., GO: Articulação Pacari, 2009.
  3. Jornal BIOQUIMICAp (2012): Nosso cientista Oswaldo Gonçalves de Lima [5] - Acesso em 8 de janeiro de 2016
  4. Instituto Brasileiro de Florestas (IBF): Ipê-roxo [6] - Acesso em 8 de janeiro de 2016
  5. Imagem: Wikimedia Commons [7] (Author: J. M. Garg) - Acesso em 8 de janeiro de 2016
  6. The Plant List: Handroanthus impetiginosus [8] - Acesso em 8 de janeiro de 2016

GOOGLE IMAGES de Handroanthus impetiginosus [9] - Acesso em 8 de janeiro de 2016

 

[10]
[11]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/ipe-roxo

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/ipe-roxo [2] https://www.ppmac.org/tags/tumor [3] https://www.ppmac.org/tags/ferida [4] https://www.ppmac.org/tags/ulcera [5] http://jornalbioquimicap.blogspot.com.br/2012/09/nosso-cientista-oswaldo-goncalves-de.html [6] http://ibflorestas.org.br/loja/semente-ipe-roxo-bola.html [7] http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ATabebuia_impetiginosa_(Pink_Trumpet_tree)_in_Hyderabad%2C_AP_W_IMG_2601.jpg [8] http://www.theplantlist.org/tpl/record/kew-317146 [9] http://images.google.co.uk/search?q=%22Handroanthus+impetiginosus%22&biw=1440&bih=785&sei=X74HUfnXGJPs9ATRx4DABA&tbm=isch [10] https://www.ppmac.org/sites/default/files/ipe_roxo3.jpg [11] https://www.ppmac.org/sites/default/files/ipe_roxo2.jpg