Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Erva-de-santa-maria

Erva-de-santa-maria [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 30/11/2012 - 3:50pm
Nome científico: 
Dysphania ambrosioides (L.) Mosyakin & Clemants
Família: 
Amaranthaceae
Sinonímia popular: 
Mentruz, mastruz, mastruço, erva-formigueira
Sinonímia científica: 
Chenopodium ambrosioides L.
Partes usadas: 
Folha, flor, fruto verde, semente.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Antraglicosídeos, derivados do ácido cinâmico, mucinas e pectinas, saponinas, amigdalina, ascaridol, geraniol, cimeno, monoterpenos e derivados, ácido oxálico.
Propriedade terapêutica: 
Antibacteriana, estomáquica, diurética, vermífuga, sudorífica, cicatrizante, tônica, digestiva, hipossecretora gástrica.
Indicação terapêutica: 
Eczemas, úlceras, cólica, dor de estômago, angina, infecção pulmonar, contusão, ressaca alcoólica, afecção do fígado.
tags: 
Difteria - crupe - angina maligna [2]
Dor de estômago - gastrodinia [3]
Eczema [4]
Úlcera [5]
Cólica [6]
Infecção respiratória superior [7]
Contusão [8]
Ressaca [9]
Afecção do fígado [10]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: wormseed, jesuit's tea, Mexican tea, skunkweed
  • Espanhol: epazote, yerba de Santa Maria
  • Francês: épazote, thé du Mexique
  • Alemão: mexicanischer traubentee
Origem, distribuição
Erva nativa da América Central, América do Sul e sul do México.
 
Uso popular e medicinal
Erva-de-santa-maria tem folhas de sabor picante, semelhante ao alcaçuz, anis (erva-doce) ou até mesmo estragão, mas mais forte. A planta inteira é utilizada em aplicações medicinais. Povos indígenas do Suriname a usam devido as propriedades antibacteriana, tônica, digestiva e vermífuga, contra cólicas e dores de estômago. 
 
Devido à sua eficácia, facilidade de administração e baixa toxicidade, é considerada o mais valioso de todos os remédios vermífugos. O extrato da planta é um potencial agente analgésico.
 
Tem uso interno e tópico: a decocção é indicada em várias doenças de pele tais como eczema e úlceras.
 

O óleo essencial dessa planta e seu principal componente químico, ascaridol, tem mostrado ações eficientes contra diversas células cancerígenas de tumor, miomas uterinos, cistos e cistadenomas (inclusive linhagem de células cancerígenas multi-resistentes a medicamentos) nas pesquisas em andamento.

A leishmaniose é uma das principais doenças tropicais e a terapia atual é tóxica, cara e pode causar vários efeitos adversos. Até o momento não existem vacinas contra ela e a quimioterapia continua sendo o principal recurso no seu controle.

Foi realizado estudo para analisar a atividade do óleo essencial de Chenopodium ambrosioides em camundongos infectados com Leishmania amazonensis, que receberam dois ciclos de tratamento por diferentes vias (intraperitonial, oral ou intralesão). Os tratamentos intraperitonial e oral com 30 mg/kg com o óleo essencial apresentaram o melhor efeito antileishmaniose que o tratamento com o medicamento de referência, a anfotericina B (Fungizona), a 1 mg/kg.

A toxicidade e a resistência foram examinadas após o tratamento. Os sinais de toxicidade foram evidentes apenas nos animais tratados por via intraperitonial. Não foi detectada resistência em L. amazonensis isolada obtido a partir de ratos tratados.

A conclusão é que este produto natural pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de um novo medicamento contra a leishmaniose cutânea.

Notas

Ascaridol: substância orgânica de origem natural pertencente a classe dos monoterpenos bicíclicos. É líquido incolor tóxico de odor pungente e solúvel em muitos solventes orgânicos. Está presente no óleo essencial do boldo-do-Chile, onde é o responsável, em parte, pelo seu odor característico. É um dos maiores constituintes do óleo essencial das folhas e dos frutos do quenopódio ou chá-do-México (Chenopodium ambrosioides). Os astecas utilizavam o quenopódio para combater a disenteria e contra as picadas de insetos e aranhas. Ascaridol tem sido usado há muito tempo como antihelmíntico no controle de nematóides. Seu nome deriva de Ascaris, verme intestinal popularmente conhecido como lombriga. Possui um efeito narcótico e inibitório nos parasitas intestinais, fazendo com que eles se desprendam do tecido ao qual estão presos. É ativo contra os parasitas humanos, animais e os que infestam algumas plantas também.

Cistadenoma: tumor com características de benignidade, formado por epitélio de tecido glandular com a propriedade de formar quistos.

Leishmaniose: doença transmitida por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil existem atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar doença humana. As variedades mais encontradas são a Leishmaniose Visceral (LV) e a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

Anfotericina B: medicamento antifúngico conhecido comercialmente como Fungizon, é de uso injetável e age impedindo o mecanismo de ação dos fungos, uma vez que altera a permeabilidade de sua membrana, diminuindo assim a probabilidade de complicação nas doenças como a leishmaniose e a candidíase.

 
Componentes: Antraglicosídeos, derivados do ácido cinâmico, mucinas e pectinas, saponinas, amigdalina, ascaridol, geraniol, cimeno, monoterpenos e derivados monoterpenos (a-pineno, mirceno, terpineno, timol, cânfora e trans-isocarveol), ácido oxálico.
Preparo e dosagem
Vermífugo, estomáquico (infusão). 1 xícara de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá de 6 em 6h.
Peitoral (sumo). 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xícara de chá de leite, uma vez ao dia. Crianças maiores de 2 anos devem tomar a metade da dose.

Vermífugo (sumo). 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos.

Contusões (cataplasma). Colocar 1 xícara de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar.  

Vermífugo (geleia). Separar 4 bananas nanicas maduras com casca. Picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água. Em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geleia, o que ocorre em poucos minutos. Tomar 1 colher de chá duas vezes ao dia, puro ou passar na bolacha, pão. 

Outros usos
Elimina e repele pulgas e percevejos. Colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura. 

 Toxicologia
Deve ser administrada com cautela. É contraindicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.

  Colaboração

  • Sérgio Antonio Barraca, estudante de graduação da ESALQ/USP, Piracicaba (SP), 1999.
  • Carla Rafaela de Oliveira, estagiária da Seção Técnica de Informática da ESALQ/USP, Piracicaba (SP), 2014.

 Referências

  1. ESALQ/USP: Cultivo de Horta Medicinal [11] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  2. Gernot Katzer's Spice Pages: Epazote [12] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  3. Tropilab Inc: Epazote Tincture [13] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  4. Sociedade Brasileira de Química: Ascaridol [14] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  5. TodoPapas: Que significa cistadenoma [15] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  6. Agência Fiocruz de Notícias (2013): Leishmaniose [16] - Acesso em 17 de janeiro de 2016
  7. Imagem: Martha Batista de Lima, Pedagoga e Terapêuta Naturalista (Florianópolis, SC)
  8. The Plant List: Dysphania ambrosioides [17] - Acesso em 17 de janeiro de 2016

GOOGLE IMAGES de Dysphania ambrosioides [18] - Acesso em 17 de janeiro de 2016

 

[19]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/erva-de-santa-maria

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/erva-de-santa-maria [2] https://www.ppmac.org/tags/difteria-crupe-angina-maligna [3] https://www.ppmac.org/tags/dor-de-estomago [4] https://www.ppmac.org/tags/eczema [5] https://www.ppmac.org/tags/ulcera [6] https://www.ppmac.org/tags/colica [7] https://www.ppmac.org/tags/infeccao-respiratoria-superior [8] https://www.ppmac.org/tags/contusao [9] https://www.ppmac.org/tags/ressaca [10] https://www.ppmac.org/tags/afeccao-do-figado [11] https://www.ppmac.org/sites/default/files/p05.pdf [12] http://gernot-katzers-spice-pages.com/engl/Chen_amb.html [13] http://www.tropilab.com/chenopodiumtincture.html [14] http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=agWCD4KyYyURYhjjGFtol-VcFc3NOxyrB7RTccPre8bEaW8oeM6SaSsgBhmCVe-BoTcQ9TAZpU68wioPAv8x3A== [15] http://www.todopapas.com.pt/diccionario/ginecologia/cistadenoma-1661 [16] http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167&catid=3&Itemid=18 [17] http://www.theplantlist.org/tpl/record/kew-2780223 [18] http://images.google.co.uk/search?q=%22Dysphania+ambrosioides%22&biw=1440&bih=742&sei=CEzTULezL4n-9QTiooGABg&tbm=isch [19] https://www.ppmac.org/sites/default/files/erva_sta_maria.jpg