Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Camomila

Camomila [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 08/10/2012 - 2:52pm
Nome científico: 
Matricaria chamomilla L.
Família: 
Compositae
Sinonímia popular: 
Maçanilha, camomila-alemã, matricária, camomila-vulgar, macela-galega.
Sinonímia científica: 
Chamomilla recutita (L.) Rauschert
Partes usadas: 
Flor seca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Bisabolol, umbeliroferona, herniarina, flavonoides, cumarinas, ácido salicílico, vitaminas do complexo B e C e ácido cafeico.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antimicrobiana, anti-helmíntica, cicatrizante, antipirética, antiflogística.
Indicação terapêutica: 
Ansiedade, insônia, síndrome febril, dispepsia, flatulência, náusea, vômito, inflamação (boca e aparelho geniturinário), dor reumática, clareadora de cabelos, menstruação dolorosa.
tags: 
Ansiedade [2]
Febre [3]
Insônia [4]
Má digestão - dispepsia [5]
Gás no trato digestivo - arroto - flatulência - pum - peido [6]
Náusea - vômito [7]
Inflamação [8]
Reumatismo - artrite - artrose - dor articular [9]
Dor menstrual - cólica - dismenorreia [10]

Planta da Farmacopeia Brasileira
Camomila tem uso científico comprovado como antiespasmódico, ansiolítico, sedativo leve e anti-inflamatório em afecções da cavidade oral.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: chamomile, camomile, german chamomile, hungarian chamomile, wild chamomile, scented mayweed
  • Espanhol: manzanil

Origem, distribuição
Nativa da Europa e Ásia, é cultivada comercialmente em todo o mundo para o consumo na forma de chá e extratos farmacêuticos.

Descrição
Planta herbácea, anual, com cerca de 30 a 50 cm de altura. Caule ereto, ramificado, liso e de cor verde. Apresenta folhas verde-claras, alternas, lisas na ponta superior, procedentes de nós do caule e dos ramos. São bi a tripinatissectas, com segmentos lineares.

As flores são reunidas em inflorencências do tipo capítulo formando corimbos e podem ser dedois tipos: as centrais, hermafroditas, de cor amarela, e as femininas que são marginais, zigomorfas, de corola branca e que ficam pendentes quando a inflorescência amadurece. O receptáculo cônico é oco e com várias séries de brácteas.

Os frutos são secos, cilíndricos, indeiscentes, do tipo aquênio. As sementes estão contidas nos aquênios.

A planta desenvolve-se bem em solos profundos, não compactados, bem drenados, ensolarados, com bom teor de matéria orgânica e de umidade. Prefere climas temperados, frios e secos. Multiplica-se por sementes, que devem ser cultivadas de abril a junho.

O plantio deve ser feito em linhas espaçadas de 30 a 40 cm ou a lanço. Entre as plantas deve haver um espaço aproximado de 15 a 20 cm. As sementes devem ser distribuídas na superfície do solo, promovendo-se após uma leve compactação superficial, mas sem enterrio.

A colheita deve ser feita quando a maior parte das flores estiver aberta (plena floração), cuidando-se que estejam enxutas, ou seja, sem a unidade do orvalho ou de chuvas. Inicia-se a secagem imediatamente após a colheita, com a temperatura de 30 a 35º C, processo que não deve ser feito ao sol.

Uso popular e medicinal
Indicada nos quadros de ansiedade e insônia, nas síndromes febris, dispepsia, flatulência, náuseas, vômito, inflamações bucais e do aparelho geniturinário.

Uso externo: dores de origem reumática e como clareadora dos cabelos (utilizada pela indústria cosmética para preparo de shampoos). Tem atividade reguladora das funções gastrointestinais e ação sedativa. Constatou-se experimentalmente ações anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antimicrobiana, anti-helmíntica (nas parasitoses intestinais) e cicatrizante.

Reações adversas são tênues e incluem distúrbios dermatológicos. 

Um dos principais constituintes da camomila é o bisabolol, substância mais encontrada nas infusões (chás) e responsável pela ação anti-inflamatória, antisséptica, antipirética e antiflogística.

No chá também são encontradas umbeliroferona e herniarina, as principais responsáveis pela ação espasmolítica da camomila.

Outros componentes: flavonóides, cumarinas, ácido salicílico, vitaminas do complexo B e C e ácido cafeico.

 Dosagem indicada

Dores estomacais, intestinais, insônias, perturbações da menopausa, menstruação dolorosa e excessiva: em 1 xícara coloque 1 colher de chá de flores secas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 3 vezes ao dia, podendo adicionar o suco da metade de um limão, por dose.​

Antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve. Componentes: inflorescências secas (3 g); água q.s.p (150 mL). Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de uso (interno): acima de 12 anos tomar 150 mL do infuso, 5 a 10 minutos após o preparo, 3 a 4 vezes entre as refeições [3].

Anti-inflamatório em afecções da cavidade oral. Componentes: inflorescências secas (6 a 9 g); água q.s.p (100 mL). Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de uso (externo): fazer bochechos e/ou gargarejos 5 a 10 minutos após o preparo, 3 vezes ao dia [3].

 Referências

  1. PANIZZA, S. Plantas que Curam - Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  2. NOLLA, D.; SEVERO, B. M. A.; MIGOTT, A. M. B. Plantas Medicinais. Editora Universitária UPF, Passo Fundo. 2005.
  3. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 1ª ed. 2011.
  4. The Plant List: Matricaria chamomila [11] - Acesso em 5 de janeiro de 2015
  5. Imagem: Prelude Medicinal Plants Database [12] - Acesso em 5 de janeiro de 2015

GOOGLE IMAGES de Matricaria chamomila [13] - Acesso em 5 de janeiro de 2015
 

[14]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/camomila

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/camomila [2] https://www.ppmac.org/tags/ansiedade [3] https://www.ppmac.org/tags/febre [4] https://www.ppmac.org/tags/insonia [5] https://www.ppmac.org/tags/ma-digestao [6] https://www.ppmac.org/tags/gas-no-trato-digestivo [7] https://www.ppmac.org/tags/nausea [8] https://www.ppmac.org/tags/inflamacao [9] https://www.ppmac.org/tags/reumatismo-artrite-artrose-dor-articular [10] https://www.ppmac.org/tags/dor-menstrual-c%C3%B3lica-dismenorreia [11] http://www.theplantlist.org/tpl/record/gcc-103038 [12] http://www.metafro.be/prelude/view_plant?pi=08485 [13] http://images.google.co.uk/search?q=%22Matricaria+chamomilla%22&biw=1440&bih=742&sei=NFJ8UMUl6d3RAYeegPgF&tbm=isch [14] https://www.ppmac.org/sites/default/files/Matricaria_chamomilla1.jpg