Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Alfavaca, manjericão

Alfavaca, manjericão [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 10/09/2012 - 2:17pm
Nome científico: 
Ocimum basilicum L.
Família: 
Lamiaceae
Sinonímia popular: 
Manjericão-de-folha-larga (Portugal)
Sinonímia científica: 
Ocimum album L.
Partes usadas: 
Folha, flor, semente, raiz.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Cineol, linalol, citral, estragol, eugenol e cinamato de metila, monoterpenos, sesquiterpenos, fenilpropanoides.
Propriedade terapêutica: 
Tônica, digestiva.
Indicação terapêutica: 
Problemas respiratórios e reumáticos, má digestão, vômito, doença do intestino e rins, dor de garganta, angina, afta, insônia, dor nos mamilos de lactantes. 
tags: 
Difteria - crupe - angina maligna [2]
Afta [3]
Insônia [4]
Má digestão - dispepsia [5]
Distúrbio intestinal [6]
Doença do rim [7]
Dor de garganta - amigdalite - faringite - laringite [8]
Náusea - vômito [9]
Problema respiratório [10]

Origem, distribuição
Nativa da Índia, Irã e outras regiões tropicais da Ásia.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: basilie, sweet basil
  • Francês: basilic, herbe royale

Descrição

Planta herbácea anual, muito ramificada, aromática, atinge 0,5 a 1m de altura. Cultivada em jardins, possui haste reta com muitas folhas carnosas, ovaladas, sem pêlos e de cor verde-brilhante. 

Na face inferior das folhas existem minúsculas covas, onde se formam gotículas de essências. Flores são brancas ou avermelhadas formando espigas e os frutos são aquênios.

Curiosidade
Simboliza a prosperidade e acredita-se que o pé de manjericão só cresce viçoso quando é semeado sob ofensas. Há uma poção afrodisíaca que tem como um dos ingredientes o manjericão. 

Uso popular e medicinal
Folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo indicadas ainda para problemas respiratórios e reumáticos, má digestão, vômitos, náuseas, doenças do intestino e rins, dor de garganta, angina, aftas, insônia e dor nos mamilos de lactantes. 

O óleo essencial tem uma composição complexa e variável segundo o clima, o solo, a época da colheita etc. Os mais importantes são os aromáticos cineol, linalol, citral, estragol, eugenol e cinamato de metila. Outros monoterpenos, sesquiterpenos e fenilpropanoides podem estar presentes em concentrações variáveis, com forte influência sobre o sabor. 

Uma publicação da EMBRAPA Rondônia destaca as seguintes formas de uso: banho, xarope, infusão, cataplasma, decocção (raízes). Indicada nos estados gripais, bronquites, como estimulante digestiva, carminativa, antiespasmódica, antifebril, sudorífico, diurético, aumento da secreção do leite, antitussígeno, mau-hálito. 

Modos de uso:

  • Feridas: cataplasma. Aplicar cataplasma de folhas frescas sobre a parte afetada, cobrindo-o com gaze.
  • Tuberculose pulmonar: xarope. Lavar bem as raízes da planta, cozinhar por 20 minutos, coar, acrescentar açúcar ao chá e deixar ferver até formar consistência. Tomar uma colher quatro vezes ao dia.
  • Gripe e resfriado: banho. Fazer cozimento de folhas frescas de manjericão com folhas de mucura-caá, folhas de laranjeira e de limoeiro. Deixar amornar e tomar banho pela manhã, por uma semana.
  • Afecções da boca e garganta: decocção. Em ½ litro de água, acrescentar 50 g de folhas secas e 100 g de folhas frescas de manjericão. Ferver por 10 minutos, deixar esfriar e fazer bochechos e gargarejos.
  • Espasmos: infusão. Uma colher de folhas de manjericão em uma xícara de água fervente. Abafar e tomar.
  • Queda de cabelo: infusão. Uma xícara de folhas frescas em ½ litro de água fervente. Depois de 15 minutos espremer bem as folhas e banhar a cabeça com o líquido, fazendo fricções no couro cabeludo.
  •  Culinária

As folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Tempera bem carnes assadas. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Adicionar no último minuto a pratos cozinhados. No caldo de verduras, dá mais sabor e força às sopas e carnes. 

Outros usos

Usado em cosméticos e para afastar mosquitos.

 Referências

  1. CONCEIÇÃO, M. As plantas medicinais no ano 2000. Tao Livraria e Editora Ltda. Brasilia, 1980
  2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Rondônia, 2001): Manjericão [11] - Acesso em 5 de setembro de 2021
  3. Química Nova: Caracterização química de extratos de Ocimum basilicum obtidos através de extração com CO2 a altas pressões [12] - Acesso em 12 de abril de 2015
  4. Gernot Katzer´s Spice Pages: Basil (Ocimum basilicum) [13] - Acesso em 12 de abril de 2015
  5. Image (no changes were made): Forest & Kim Starr [14], CC BY 3.0 [15], via Wikimedia Commons
  6. The Plant List: Ocimum basilicum [16] - Acesso em 12 de abril de 2015

​GOOGLE IMAGES de Ocimum basilicum [17] - Acesso em 12 de abril de 2015


 

[18]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/alfavaca-manjericao

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/alfavaca-manjericao [2] https://www.ppmac.org/tags/difteria-crupe-angina-maligna [3] https://www.ppmac.org/tags/afta [4] https://www.ppmac.org/tags/insonia [5] https://www.ppmac.org/tags/ma-digestao [6] https://www.ppmac.org/tags/disturbio-intestinal [7] https://www.ppmac.org/tags/doenca-do-rim [8] https://www.ppmac.org/tags/inflamacao-de-garganta [9] https://www.ppmac.org/tags/nausea [10] https://www.ppmac.org/tags/problema-respiratorio [11] https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100713/1/folder-manjericao.pdf [12] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000600010 [13] http://gernot-katzers-spice-pages.com/engl/Ocim_bas.html?redirect=1 [14] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Starr_070906-8856_Ocimum_basilicum.jpg [15] https://creativecommons.org/licenses/by/3.0 [16] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-136820 [17] https://www.google.co.uk/search?q=%22Ocimum+basilicum%22&tbm=isch [18] https://www.ppmac.org/sites/default/files/512px-Starr_070906-8856_Ocimum_basilicum.jpg