Nome em outros idiomas
- Inglês: soursop
- Espanhol: guanábana
- Francês: corossol
Origem, distribuição
Nativa da América Central e norte da América do Sul.
Descrição
Árvore perene, atinge de 5 a 10 m. O formato do tronco produz uma copa piramidal. Folhas subcoriáceas, brilhantes, verde-escuras, de 8-20 cm de comprimento.
Flores solitárias ou em inflorescências paucifloras, formadas na primavera. Frutos compostos de até 5 kg de peso (cultivar "Morada"), de superfície verde com auréolas bem marcadas e algo espinosas. Polpa suculenta e fibrosa, contendo poucas sementes, de sabor ácido e aromático.
A árvore produz frutos comestíveis e atrai pássaros, que também consomem seus frutos [1].
Uso popular e medicinal
Planta usada contra disenteria e como anti-inflamatória, anti-reumática, antitussígena e antiespasmódica. Graviola é adstringente e, portanto, útil para diarreia, disenteria, tosses e bronquites. É rica em vitamina C. Também serve para aftas, cólicas intestinais, abscessos e edema de origem reumática.
Suas folhas cozidas são usadas popularmente contra diarreia e espasmos. As sementes são consideradas adstringentes e vomitivas, enquanto se atribui às cascas ação antidiabética e espasmolítica. Recentemente tem aumentado o interesse pelo chá das folhas, preparado por fervura do modo habitual, como agente emagrecedor e medicação contra alguns tipos de câncer.
Sabe-se por estudos que alguns extratos de graviola podem ajudar a tratar certas infecções com vírus ou parasitas, reumatismo, artrite e depressão. Em muitos países da África e América do Sul a casca, folha, raiz e fruto desta árvore são usados em remédios tradicionais.
Cuidado |
Dosagem indicada
Disenteria. Recomendam o "chá de graviola": 10 g de folhas frescas para cada 500 ml de água em infusão. Beber três chávena ao dia.
Bronquites. Usam-se o chá dos brotos das flores.
Disenteria, aftas, reumatismo. O fruto pode ser usado também na disenteria e nas aftas, inclusive como suco. Externo há quem use em cataplasma para reumatismo.
Valor nutricional por 100 g de porção comestível [3]
Principais Calorias 61.3 - 53.1 |
Minerais Cálcio 10.3 mg |
Vitaminas Tiamina (B1) 0.11 mg |
Aminoácidos Triptofano 11 mg |
Colaboração
- Luiz Carlos Leme Franco, médico fitoterapeuta, professor (Curitiba, PR). Memória.
Referências
- Instituto Brasileiro de Florestas (IBF): Graviola - Annona muricata - Acesso em 18 de janeiro de 2015
- Cancer Research UK: Can graviola (soursop) cure cancer? - Acesso em 18 de janeiro de 2015
- Purdue University: Soursop - Annona muricata - Acesso em 18 de janeiro de 2015
- The Plant List: Annona muricata - Acesso em 18 de janeiro de 2015
GOOGLE IMAGES de Annona muricata - Acesso em 18 de janeiro de 2015