Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Pau-mulato

Pau-mulato [1]

Enviado por Sergio Sigrist em qua, 28/06/2017 - 7:36am
Nome científico: 
Calycophyllum spruceanum (Benth.) Hook.f. ex K.Schum.
Família: 
Rubiaceae
Sinonímia popular: 
Pau-mulato-de-várzea, escorrega-macaco, mulateiro, pau-marfim.
Sinonímia científica: 
Eukylista spruceana Benth.
Partes usadas: 
Casca, galho.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Ácidos orgânicos, fenóis, taninos.
Indicação terapêutica: 
Infecção (pele, olho), celulite, demodicose, diabetes, distúrbio do aparelho geniturinário, colesterol, tireoide.
tags: 
Infecção da pele [2]
Infecção do olho [3]
Celulite [4]
Demodicose [5]
Priapismo - distúrbio geniturinário [6]
Colesterol [7]

Origem, distribuição
Árvore nativa do Brasil, ocorre em toda a Região Amazônica.

Descrição [3,4]
É uma árvore de dossel multiuso na Amazônia. Cresce alto e reto até cerca de 30 metros. A espécie tem a característica de renovar completamente a sua casca de ano em ano, por isso é conhecida pelas comunidades florestais como a "árvore da juventude".

A casca do tronco é fina, quando jovem tem cor esverdeada e com o passar dos anos fica marrom e até castanho-escura. O tronco é bem liso e dá a impressão de ter sido envernizado.

Uso popular e medicinal
No Peru o decocto e infusões do córtex são empregados no tratamento de infecções da pele ou da mucosa oral, pastas da casca em infecções oculares e tratamento tópico de celulite. O decocto da casca é também usado contra sarna negra (demodicose, sarna demodécica) doença causada pelo ácaro Demodex canis que vive sob a pele de cachorro. 

No Paraguai é utilizada para tratar diabetes, na Colômbia no controle de parasitas e doenças da pele e no Brasil a casca é utilizada na forma de chá para controle de manchas da pele e na prevenção ao envelhecimento.

Em comunidades de várzea dos rios Solimões e Amazonas, cita-se C. spruceanum para tratamento curativo de distúrbios do aparelho geniturinário, de inflamações, de colesterol alto e problemas de tireoide, sendo a casca usada para fazer decocto ou para banhos de imersão [1].

Esta espécie tem ampla aplicação cosmética. Utilizado em xampu no combate a queda de cabelo, em cremes e hidratantes para conter rugas, celulite, manchas de pele e cicatrizes. É utilizado na forma de chá da casca, em compressas com o pó da casca e unguento da resina.

A planta  contém fenóis com forte poder antioxidante, por isso é indicada em produtos para combater o envelhecimento da pele e filtros de proteção solar. Contém ácido acetilênico, um antibiótico contra fungos e bactérias.

Tem a seguinte composição química (%): a-felandreno (3,0); acetato de hexila (5,2); ρ-cimeno (6,7); limoneno (2,6); (E)-ß-Ocimeno (1,1); cis-óxido de linalol (furanoide) (11,4); trans-óxido de linalol (furanoide) (6,0); linalol (7,9); nonanal (0,9); n.i. (5,3); n.i. (1,4); hexanoato de butila (2,9); a-terpineol (1,3); 2-metilburanoato de hexila (1,2); ρ-anisaldeído (11,0); safrol (2,5); hexanoato de hexila (2,2); ß-cariofileno (0,8); n.i. (2,3); n.i. (1,2); (E,E)-a-farmeseno (21,8); dilapiol (1,4).

Seco-iridoides isolados da casca do caule: 7-metoxididerrosideo; 6’-Oacetildiderrosideo; 8-O-tigloyldiderrosideo. Iridoides conhecidos: loganetina, loganina e secoxiloganina, diderrosideo, kingsideo [2]. 

 Referências

  1. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (2016): Sobre a botânica, a etnofarmacologia e a química de Calycophyllum spruceanum (Benth.) Hook. f. ex K. Schum [8] - Acesso em 25 de junho de 2017
  2. ARAUJO, V. F. et. alli. Plantas da Amazônia para produção cosmética. Universidade de Brasília (UNB-DF), Instituto de Química. 2005.
  3. Jornal Dia de Campo: EMBRAPA pesquisa pau-mulato para manejo de uso sustentável [9]- Acesso em 25 de junho de 2017
  4. Amazon Forest Trading: Amazon mulateiro extract [10]
  5. Imagem: © Sigrist SR 2017 [11]. Local: Alameda dos Alecrins, USP/ESALQ.
  6. The Plant List: Calycophyllum spruceanum [12] - Acesso em 25 de junho de 2017

GOOGLE IMAGES de Calycophyllum spruceanum [13] - Acesso em 25 de junho de 2017

 

[14]
[15]
[16]
[17]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/pau-mulato

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/pau-mulato [2] https://www.ppmac.org/tags/infeccao-da-pele [3] https://www.ppmac.org/tags/infeccao-do-olho [4] https://www.ppmac.org/tags/celulite [5] https://www.ppmac.org/tags/demodicose [6] https://www.ppmac.org/tags/priapismo-dist%C3%BArbio-geniturin%C3%A1rio [7] https://www.ppmac.org/tags/colesterol [8] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722016000500383 [9] http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?id=29169&secao=Artigos%20Especiais [10] http://amazonforestrading.com/produto/natural-oils-and-extracts/amazon-mulateiro-extract/ [11] https://www.flickr.com/photos/nossas_plantas/34906254693/in/photostream/ [12] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-32065 [13] https://www.google.co.uk/search?q=%22Calycophyllum+spruceanum%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [14] https://www.ppmac.org/sites/default/files/pau_mulato05.jpg [15] https://www.ppmac.org/sites/default/files/pau_mulato08.jpg [16] https://www.ppmac.org/sites/default/files/pau_mulato10.jpg [17] https://www.ppmac.org/sites/default/files/pau_mulato_placa.jpg