Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Insulina

Insulina [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sab, 20/05/2017 - 8:46am
Nome científico: 
Cissus verticillata (L.) Nicolson & C.E.Jarvis
Família: 
Vitaceae
Sinonímia popular: 
Insulina-vegetal, cipó-puçá, puçá, pucá, anil-trepador, uva-brava, tinta-dos-gentios.
Sinonímia científica: 
Cissus sicyoides L.
Partes usadas: 
Folhas, ramos.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Esteróis, quinonas, compostos fenólicos, antocianinas, aminoácidos, alcaloides, saponinas, taninos, açúcares, esteróis, lactonas sesquiterpênicas, flavonoides.
Propriedade terapêutica: 
Sudorífica, hipotensora, preventiva de derrame, antidiabética, anti-inflamatória, antirreumática, estomáquica, anti-hemorroidária.
Indicação terapêutica: 
Diabetes, taquicardia, hidropsia, problemas respiratórios, hepáticos e renais, ovários, epilepsia, furúnculos, abcessos, gânglios inflamados.
tags: 
Diabetes [2]
Palpitação [3]
Hidropsia [4]
Problema respiratório [5]
Doença hepática [6]
Epilepsia [7]
Furúnculo - abscesso [8]
Afecção da via respiratória [9]

Origem, distribuição
América tropical. Nativa da região Amazônica (Norte do Brasil) onde é muito cultivada em jardins e hortas domésticas para fins ornamentais e medicinais.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: princes vine, possum grape vine, season vine, monkey liana
  • Francês: liane-molle, liane-à-eau, liane-à-chasseur, liane-brûlante, liane-douce, liane-corde.

Descrição [1,2]
C. verticillata é uma liana encontrada geralmente sob arbustos e arvoretas em ambiente aberto poluído e próximo a cursos de água.

A raiz é adventícia, caule na forma de cilindro elíptico de cor verde e verde-acinzentado, gavinha de formato cilindrico e coloração verde localizada no lado oposto ao das folhas.
Folha peciolada, simples, inteira, limbo ovada, margem dentada e base cordada.

Inflorescências corimbiformes, flôres brancacentas ou amarelo-esverdeadas, dispostas em cimeiras numerosas ou em umbelas pequenas. Fruto glaba preta com uma semente ou raramente duas. Propaga-se por estacas dos ramos.

Uso popular e medicinal
Seu uso popular principal é o tratamento de diabetes. O chá feito dos ramos e folhas é considerado sudorífico e hipotensor, sendo por isso usado nas doenças do coração como taquicardia e hidropsia.

Indicada para problemas respiratórios, hepáticos, renais, ovários e para a epilepsia. As folhas amassadas servem para furúnculos, enquanto que as folhas aquecidas são utilizadas em abcessos e gânglios inflamados.

Constituintes químicos principais: esteróis, quinonas e compostos fenólicos nas folhas e antocianinas nos frutos, aminoácidos, alcaloides, saponinas, taninos, açúcares, esteróis, lactonas sesquiterpênicas e flavonoides. Dentre os minerais destacam-se magnésio, manganês, silício, cálcio, fósforo e potássio [1].

De suas folhas é feito o chá usado no tratamento de doenças do coração, taquicardia, hidropsia, tremores e para baixar a pressão arterial. Diversos estudos são realizados nas áreas da farmacologia, ciências da saúde e fitoquímica devido a sua utilização eficaz como anti-inflamatório, antiepiléptico, anti-hipertensivo, antitérmico, antireumático e antidiabético.

Foi detectada nas folhas de C. verticillata a presença de compostos como taninos, compostos redutores, triterpenos esteróides, aminoácidos, compostos graxos e flavonoides.

A planta é bem usada na região de Manaus (AM) na forma de chá das folhas para diabetes, colesterol, hemorragias e inflamações. E o chá das folhas, gavinhas e caules para diabetes, colesterol, inflamações e pedras nos rins [2].

O sumo de C. verticillata é usado na medicina tradicional paraense em associação com o de outras espécies para o tratamento das sequelas do acidente vascular cerebral.

Em Lavras (MG) menciona-se o uso como antidiabético na forma de chá a ser ingerido continuamente, daí a denominação “insulina vegetal”. Admite-se que ela esteja baseada na ocorrência de certos flavonoides no chá preparado com o vegetal. Foram realizados testes administrando-se extrato aquoso das folhas de C. verticillata a ratos normoglicêmicos. O preparado apresentou ação hipoglicemiante nos animais [3].

Dosagem indicada

  • Infuso ou decocto a 2%: 50 a 200 ml por dia. Extrato fluido: tomar 1 a 4 ml por dia. Tintura: tomar 5 a 20 ml por dia [1].
  • Chá: prepara-se a partir da trituração das folhas, gavinhas e caules, colocar em água e ferver por 5 a 10 minutos. Para obter 1 litro de chá usam de 5 a 8 folhas. Tomar 1 chícara (chá)  3 vezes ao dia [2].

 Referências

  1. LAMEIRA, O. A.; PINTO, J. E. B. P.; Ed. Plantas Medicinais: Do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular. Belém, Pará: EMBRAPA Amazônia Oriental, 2008.
  2. Universidade Federal de Viçosa (2006). Cissus verticillata: informações etnofarmacológicas e anatomia dos órgãos vegetativos [10] - Acesso em 21 de maio de 2017
  3. Revista Brasileira de Farmacognosia (2002). Flavonoides de Cissus verticillata e a atividade hipoglicemiante do chá de suas folhas [11] - Acesso em 21 de maio de 2017
  4. Image: Courtesy of Forest & Kim Starr [12]
  5. The Plant List: Cissus verticillata [13] - Acesso em 21 de maio de 2017

GOOGLE IMAGES de Cissus verticillata [14] - Acesso em 21 de maio de 2017

 

[15]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/insulina

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/insulina [2] https://www.ppmac.org/tags/diabetes [3] https://www.ppmac.org/tags/palpitacao [4] https://www.ppmac.org/tags/hidropsia [5] https://www.ppmac.org/tags/problema-respiratorio [6] https://www.ppmac.org/tags/doenca-hepatica [7] https://www.ppmac.org/tags/epilepsia [8] https://www.ppmac.org/tags/fur%C3%BAnculo-abscesso [9] https://www.ppmac.org/tags/afeccao-da-via-respiratoria [10] http://locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/2503/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y [11] http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v12s1/a07v12s1.pdf [12] http://www.starrenvironmental.com/ [13] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2723104 [14] https://www.google.co.uk/search?q=%22Cissus+verticillata%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [15] https://www.ppmac.org/sites/default/files/insulina.jpg