Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Fruta-do-milagre

Fruta-do-milagre [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 06/12/2024 - 2:49pm
Nome científico: 
Synsepalum dulcificum
Família: 
Sapotaceae
Sinonímia popular: 
Miraculina, baga-do-milagre
Sinonímia científica: 
Richardella dulcifica, Sideroxylon dulcificum, Bumelia dulcifica
Partes usadas: 
Folha, fruta.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Altos níveis de metanólicos e flavonoides, miraculina, vitamina C, potássio.
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante.
Indicação terapêutica: 
Melhorar a ingestão alimentar de indivíduos portadores de doenças que causam alterações no paladar.
tags: 
Antioxidante [2]

Origem, distribuição
Nigéria, Gana, Guiné, Costa do Marfim, Camarões, República Democrática do Congo, Senegal, Togo e Serra Leoa.

Nomes em outros idiomas

  • Inglês: miracle fruit, miracle berry, miraculous berry
  • Espanhol: baya milagrosa, árbol milagroso, planta milagrosa
  • Francês: fruit miraculeux, baie miraculeuse, arbre miraculeux, plante miraculeuse
  • Italiano: frutto miracoloso, bacca miracolosa, albero miracoloso, pianta miracolosa
  • Alemão: wunderfrucht, wunderbeere, wunderbaum, wunderpflanze

Descrição

Arbusto perene de clima tropical/subtropical, alcança 1 metro de altura. Apresenta folhagem verde-escuro, flor branca e fruto vermelho do tamanho de uma uva. Luminosidade sol pleno. 

O fruto é levemente azedo, porém contém uma molécula ativa conhecida como miraculina, que engana a percepção do gosto amargo e azedo na língua, fazendo com que o limão ou a cebola, por exemplo, consumidos após a ingestão da fruta, tenha um gosto muito doce. O efeito dura entre 30 min a 2 horas. Mas a fruta não é um adoçante, o seu efeito depende daquilo que se ingere depois.

Curiosidade
Fruta-do-milagre é conhecida pela capacidade de transformar sabores ácidos em doces, devido à glicoproteína chamada miraculina que contém. Essa característica faz com que ela seja popularmente utilizada em eventos conhecidos como "flavor tripping" (viagens de sabor).

Uso popular e medicinal

Fruta-do-milagre é estudada devido aos benefícios de suas substâncias ativas e propriedades medicinais.

Em um evento científico de nutrição, foi relatado a capacidade funcional da planta em dietas restritas e melhoras no quadro de saúde em testes laboratoriais, e os benefícios a serem obtidos no cotidiano populacional. Para sentir os efeitos da miraculina, o indivíduo precisa consumir a fruta antes das refeições. Mudanças na percepção dos sabores podem durar de 30 minutos a 2 horas. Foram encontrados na S. dulcificum altos níveis de metanólicos e flavonoides, substâncias capazes de reduzir a resistência à insulina, reduzir inflamações crônicas e regular os níveis de proteína, que ajudam a regular os processos metabólicos, efeitos que levam a um menor risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Os autores concluem que a utilização não somente da fruta mas também da folha, em posologias adequadas, pode aumentar o aceite de dietas com restrição de açúcar, ou até mesmo melhorar a ingestão alimentar de indivíduos portadores de doenças que causam alterações no paladar.

Uma dissertação de mestrado apresentada em 2024 avaliou o potencial biotecnológico dos compostos bioativos presentes na fruta-do-milagre. O estudo concluiu que a fruta-do-milagre é fonte de vitamina C para mulheres adultas, possui o potássio como principal elemento, e o extrato aquoso por extração a frio (ExtA/EF) o mais eficaz para obter flavonoides com alto potencial antioxidante. A miraculina foi mais abundante em frutos maduros, e a fruta não apresentou citotoxicidade. Esses resultados destacam seu potencial para aplicações biotecnológicas como fármacos, cosméticos e suplementos alimentares com propriedades edulcorantes.

 Referências

  1. Avaliação da fruta do milagre e sua glicoproteína miraculina para novas aplicações biotecnológicas [3]. Universidade Federal do Amazonas, 2024 Dissertação de Mestrado - Acesso em 11 de dezembro de 2024
  2. Synsepalum dulcificum e suas funcionalidades [4]. Congresso Internacional de Nutrição em Estética, 2021 - Acesso em 11 de dezembro de 2024
  3. Synsepalum dulcificum [5]. Jardim Cor - Acesso em 11 de dezembro de 2024
  4. World Flora Online [6]
  5. Image (no changes were made): MiracleFruitFarm [7], CC BY-SA 3.0 [8], via Wikimedia Commons

GOOGLE IMAGES de Synsepalum dulcificum [9]


 

[10]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/fruta-do-milagre

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/fruta-do-milagre [2] https://www.ppmac.org/tags/antioxidante [3] https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10490 [4] https://eventos.congresse.me/conestetic/resumos/16133.pdf [5] https://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/synsepalum-dulcificum/ [6] https://www.worldfloraonline.org/taxon/wfo-0000318142 [7] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Synsepalum_Dulcificum_-_Miracle_Fruit_Farm.JPG [8] https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0 [9] https://www.google.com/search?q=%22Synsepalum+dulcificum%22&udm=2 [10] https://www.ppmac.org/sites/default/files/fruta_milagre.png