Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Dilenia

Dilenia [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sab, 04/07/2015 - 9:16am
Nome científico: 
Dillenia indica L.
Família: 
Dilleniaceae
Sinonímia popular: 
Fruta-cofre, árvore-da-pataca, maçã-de-elefante, árvore-do-dinheiro, flor-de-abril, bolsa-de-pastor.
Sinonímia científica: 
Dillenia elongata Miq.
Partes usadas: 
Fruto, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Triterpeno lupeol (ácido betulínico, betulina, betulinaldeido), flavonóis (miricetina), isoramnetina, "dillenetin", glicosídeos, triterpenoides, flavonoides.
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, refrescante, cardiotônico, laxante.
Indicação terapêutica: 
Angina, febre, sistema nervoso central.
tags: 
Difteria - crupe - angina maligna [2]
Febre [3]
Estímulo do sistema nervoso [4]

 Esta espécie é considerada Planta Alimentícia Não Convencional.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: elephant apple, chulta, Indian simpoh, Indian rose apple
  • Alemão: rosenapfel, elefantenapfel, Indische dillenie

Origem, distribuição
D. indica é espécie nativa do sudeste da Ásia. Cresce amplamente em florestas tropicais na Índia, Bangladesh, Sri Lanka e China, onde os nomes locais mais comuns são chalta ou chalita (bengali e hindi), karambel ou karmal em Marathi e ramphal no Nepal.

É geralmente cultivada como ornamental e para produção de madeira fora da área de origem e distribuição natural. Usada na arborização de parques e praças na Grande São Paulo (Brasil).

Descrição [1,2]
Árvore perene de até 30 m de altura. Folhas organizadas em espiral, simples, oblonga. Flor branca de 20 cm de diâmetro. O fruto é grande, tem cheiro que lembra cebola, é consumido cozido. A polpa tem sabor ácido.

Das sépalas cortadas em cubo e fervidas extrai-se uma goma que dá um doce cremoso muito apreciado nas regiões de origem dessa árvore. Com a polpa limbosa do fruto se faz uma bebida fermentada de sabor suave e refrescante.

Frutos jovens são cortados e adicionados a "kaeng som" (ou "gaeng som"), um caril ou curry (português brasileiro), mistura de especiarias muito utilizada na culinária da Índia, Tailândia e outros países asiáticos.

Propaga-se por sementes ou estacas.

Uso popular e medicinal
Folhas, cascas e frutos são usados desde longo tempo na medicina tradicional asiática. Em Bangladesh, D. indica é uma das espécies comestíveis mais comuns. O suco da fruta é misturado com açúcar e água e utilizado como bebida refrescante no tratamento de febre e como cardiotônico.

Folhas e cascas têm efeitos laxante e adstringente, sendo recomendadas para combater a artrite. Um xarope feito com as sépalas das flores é excelente para uso peitoral contra angina. Os frutos servem para preparar sucos (batido no liquidificador com folhas de hortelã), doces, sorvetes e picles [3,4].

O extrato alcoólico de D. indica mostrou atividade depressora do sistema nervoso central. Estudos fitoquímicos demonstraram que espécies de D. indica contêm o grupo de triterpeno lupeol tal como o ácido betulínico, betulina, betulinaldeido e flavonóis como miricetina. Casca do caule contém miricetina, isoramnetina, "dillenetin" e glicosídeos. Por análise cromatográfica e espectrofotometria do extrato de folhas foi constatada a presença de triterpenoides e flavonoides [5].

 Dedicado a Nélia Nascimento, Salvador (BA), 2015.

 Referências

  1. Local Vegetables of Thailand: Dillenia indica [5] - Acesso em 5 de julho de 2015
  2. Colecionando Frutas: Dillenia indica [6] - Acesso em 5 de julho de 2015
  3. Mansfeld's World Database of Agriculture and Horticultural Crops: Dillenia indica [7] - Acesso em 5 de julho de 2015
  4. Maria mestre-cuca: Suco de fruta-cofre - Acesso em 5 de julho de 2015
  5. Bangladesh Pharmaceutical Journal: Isolation and identification of compounds from the leaves extract of Dillenia indica [8] - Acesso em 5 de julho de 2015
  6. Imagem: © Forest & Kim Starr [9] - Acesso em 5 de julho de 2015
  7. The Plant List: Dillenia indica [10] - Acesso em 5 de julho de 2015

GOOGLE IMAGES de Dillenia indica [11] - Acesso em 5 de julho de 2015

 

 

[12]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/dilenia

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/dilenia [2] https://www.ppmac.org/tags/difteria-crupe-angina-maligna [3] https://www.ppmac.org/tags/febre [4] https://www.ppmac.org/tags/estimulo-do-sistema-nervoso [5] https://www.jircas.affrc.go.jp/project/value_addition/Vegetables/043.html [6] http://colecionandofrutas.org/dilleniaindica.htm [7] http://Mansfeld's World Database of Agriculture and Horticultural Crops [8] http://bps-bd.org/journal/volume13/article10.pdf [9] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=091104-0979&o=plants [10] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2768269 [11] https://www.google.co.uk/search?q=%22Dillenia+indica%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [12] https://www.ppmac.org/sites/default/files/dilenia.jpg