Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Cinchona

Cinchona [1]

Enviado por Sergio Sigrist em dom, 29/03/2020 - 9:27am
Nome científico: 
Cinchonopsis amazonica (Standl.) L.Andersson
Família: 
Rubiaceae
Sinonímia científica: 
Cinchona amazonica Standl.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides quinólicos (quinina, quinidina, diidroquinidina, cinconidina, cinconina, dehidrocinconina) e indólicos dihidroquinamina e 3 epi-dihidroquinamina.
Propriedade terapêutica: 
Analgésica, antipirética, antibacteriana.
Indicação terapêutica: 
Malária, febre, doença cardíaca, taquicardia.
tags: 
Doença cardíaca [2]
Febre [3]
Malária - Paludismo [4]
Arritmia cardíaca [5]

Origem, distribuição

Origem americana, nativa das florestas úmidas geralmente acima de 100 m podendo chegar até 3.000 m. Na Amazônia brasileira tem sido reportada até o nível do mar.

Distribui-se nas bacias norte e oeste da Amazônia, do sul da Venezuela e sudeste da Colômbia às encostas andinas orientais do Equador, passando pelo Peru até o oeste do Brasil, frequentemente em substratos arenosos e argilosos.

Descrição

Árvore alcança mais de 15 m de altura, 18 a 40 cm de diâmetro, copa grande e bífida. Casca externa marrom-bege com manchas verde-escuras, aparentemente fissurada. Casca interna vermelho-claro a rosa-amarelado, de textura fibro-arenosa.

Ramos terminais de seção cilíndrica. Folhas lanceoladas, glabras ou pilosas quando jovens, pequena, hirsutas, bege a verde-bege. Quando seco o caule pode ser oco.

Folha simples, oposta semicruzadas, obovada, margem inteira a ligeiramente sinuosa. Inflorescência em panículas terminais, grandes, até 50 cm de comprimento. Flor bissexual com até 3 cm de comprimento.

Fruto seco tipo cápsula. Sementes aladas de 1 a 2 cm de comprimento e 3 a 4 mm de largura.

Uso popular e medicinal

Espécies do gênero Cinchona apresentam substâncias químicas utilizadas em tratamentos terapêuticos. Tem sido intensamente estudadas desde a sua descoberta para a cura da malária no final do século XVI.

Compostos químicos são os alcaloides quinólicos (quinina, quinidina, diidroquinidina, cinconidina, cinconina e dehidrocinconina) e indólicos (dihidroquinamina e 3 epi-dihidroquinamina), com a quinina apresentando a mais alta atividade antimalárica.

Fonte de quinina para febres decorrentes ou malária, e quinidina para doenças cardíacas.

Quinina e quinidina são utilizadas ao nível do miocárdio contra eretismo cardíaco e angina precordial; cloridrato de quinina para esclerose de origem hemorroidária; escorbato de quinina, associado à vitamina B, para o tabagismo e para cãibra, além de ser analgésica e antipirética.

Quinina é usada como aditivo amargo nos alimentos e bebidas e na indústria química nas catálises e imobilizações de matrizes poliméricas.

Como antifibrilante, quinidina é adequada ao tratamento preventivo da taquicardia, justificando que 30 a 50% da produção de quinina é transformada por meios físicomecânicos em quinidina.

Os alcaloides quinolínicos apresentam atividade contra o vírus da batata e os indólicos do tipo cincofilinas contra bactérias gram-positivas.

 Dedicado a Silvana Shaw (Rio de Contas, BA)

 Referências

  1. Tropicos (2019): Cinchonopsis amazonica (Standl.) L. Andersson [6] - Acesso em 29 de março de 2020
  2. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais (2006): Cinchona amazonica Standl. (Rubiaceae) no estado do Acre - Brasil [7] - Acesso em 29 de março de 2020 [7]
  3. Image: Creative Common licence of Tropicos [8] (Author: Vásques Martínez [9]) - Acesso em 29 de março de 2020
  4. The Plant List: Cinchonopsis amazonica [10] - Acesso em 29 de março de 2020 [10]

GOOGLE IMAGES de Cinchonopsis amazonica [11] - Acesso em 29 de março de 2020

 

[12]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/cinchona

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/cinchona [2] https://www.ppmac.org/tags/doenca-cardiaca [3] https://www.ppmac.org/tags/febre [4] https://www.ppmac.org/tags/malaria [5] https://www.ppmac.org/tags/arritmia [6] http://legacy.tropicos.org/Name/50053133?projectid=34 [7] http://scielo.iec.gov.br/pdf/bmpegcn/v1n1/v1n1a01.pdf [8] https://es.agroneo.com/gaia/rubiaceae/cinchonopsis-amazonica [9] http://legacy.tropicos.org/Specimen/100324282 [10] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-40836 [11] https://www.google.com/search?q=%22Cinchonopsis+amazonica%22&tbm=isch [12] https://www.ppmac.org/sites/default/files/cinchona.jpg