Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Candidíase

Candidíase [1]

imagem de Sergio
Enviado por Sergio em seg, 04/11/2013 - 5:39pm
Forums: 
Discussão geral [2]

Candidíase é a leucorréia (corrimento) causado pelo fungo Candida albicans, responsável por 30% dos casos de vaginite.

A medicina utiliza antifúngicos como niconazol, clotrimazol, isoconazolpara e outros para acabar coma crise. 

Dentes de alho, inclusive intravaginalmente são talvez a melhor opção, em que pese a recusa quase total das possíveis usuárias.

O alho é excelente antimicótico e aumenta a resistência orgânica, dificultando rescidivas.

A genciana (Genciana lutea L.) na forma de tintura existente no mercado a preço baixo, tem alta eficácia nesses casos, tem o inconveniente de manchar a roupa e a pele de roxo. 

A artemísia (Artemisia vulgaris L.), faz-se infusão e usa-se como banho ou em duchas. A espécie Artemisia selengensis L. tem o mesmo efeito do absinto e estuda-se nela uma ação anticândida similar a 1000 UI de nistatina. As variedades alolonifera L. e nolineri ch. também tem ação anticândida documentada.

Outra sugestão é a tintura-mãe de calêndula (C. officinalis L.), com excelente ação sobre pele e mucosas, é boa antimicótica e estimula o sistema imunológico. Existem cremes a 1% ou 2%. Pode ser feito banhos com chás: uma parte de tintura de sumidades floridas para 15 partes de água.

O capim-santo (Cymbopogon citratus), pitanga (Stenocalyx pitanga) e boldo-do-chile (Peamus boldus) conseguem bloquear a proliferação de cândidas e são opções válidas para se usar juntamente com capim cidreira (chá por infusão ou banhos de assento), ibipitanga (chá por decocção de folhas oralmente, 1 chícara 3 vezes ao dia, ou em banhos ou a fruta in natura ou sucos) e boldo (tintura a 60% em 2 ml 3 vezes ao dia via oral ou 2% para banhos).

A tomatina do tomate (Solanum lycopersicum) mata totalmente a Candida albicans. Usa-se o extrato de tomate (pode ser o de supermercado) em aplicações vaginais ou banho com o suco dele, várias vezes ao dia.

Outras ervas indicadas também são timo (antisséptico e antifúngico); maracujá (Passiflora sp), banhos com infuso de suas folhas ajudam a debelar feridas e corrimentos vaginais; saponária (Saponaria officinalis L.), facilita a expectoração e o espirro por irritar as mucosas; tomilho (Thymus officinalis L.) é antisséptico e faz parte do bálsamo de Oppodeldoch como revulsiva (sabão, cânfora, amoníaco, alecrim, álcool e essência de tomilho).

Para a coceira, creme, loção ou até banho de camomila, várias vezes ao dia, pode ser suficiente.   Fonte:  FRANCO, L. C. L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba (PR). 2004

Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/candid%C3%ADase

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/candid%C3%ADase [2] https://www.ppmac.org/forums/discuss%C3%A3o-geral