Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Buchinha, cabacinha

Buchinha, cabacinha [1]

Enviado por Sergio Sigrist em qua, 04/05/2016 - 5:34pm
Nome científico: 
Luffa operculata (L.) Cogn.
Família: 
Cucurbitaceae.
Sinonímia popular: 
Buchinha-paulista, buchinha-do-norte, bucha-dos-pescadores, esponja-vegetal, esfregão, pepino-bravo, purga-de-bicho, abobrinha-do-mato.
Sinonímia científica: 
Momordica operculata L.
Partes usadas: 
Fruto, semente.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Triterpenos (cucurbitacina D, isocucurbitacina D).
Propriedade terapêutica: 
Abortiva, purgativa.
Indicação terapêutica: 
Rinite, rinossinusite.
tags: 
Rinossinusite - rinite - sinusite [2]

Nome em outros idiomas

  • Espanhol: esponjuelo, esponjilla (América Latina)

Origem, distribuição
Nativa da América do Sul. No Brasil, principalmente no Estado de Ceará e Minas Gerais.

Descrição [1]
Trepadeira herbácea de caule muito ramificado, escandente, sarmentoso, com até 10 m de comprimento. Folhas simples, com 3 a 5 lobos, bainha invaginante e pecíolo anguloso. Folhas medindo de 2 a 8 cm de comprimento por 3 a 15 de largura. Flores amarelas com 5 pétalas medindo até 2 cm.

Frutos oblongos ovoides, fusiformes, de deiscência transversal com o pericarpo papiráceo, com 3 carpelos contendo numerosas sementes escuras achatadas e lisas. Multiplica-se por sementes.

Uso popular e medicinal [2]
L. operculata é a planta medicinal mais utilizada e lembrada pela população para o tratamento de rinite e rinossinusite. Apesar da falta de evidência científica sobre seu uso, a maioria dos otorrinolaringologistas conhece seus efeitos. Porém a planta é considerada tóxica. Com frequência recebem pacientes apresentando reações adversas como epistaxe, irritação nasal, alterações do olfato. Problemas podem acontecer em função de má procedência da planta, armazenamento inadequado, dose e preparo indevidos e até interação medicamentosa.

O uso é bem antigo. As chamadas "pílulas do mato" foram por muitos anos o fitoterápico de maior preferência no meio rural do Norte e Nordeste do Brasil. Um extrato aquoso de L. operculata associado a outras ervas origina a "garrafada", mistura conhecida como abortiva e purgativa, demonstrando a forte ação irritante de mucosas.

Existe atualmente no mercado nacional (encontrado em farmácias) um preparado para uso nasal à base de L. operculata 1% e soro fisiológico, que age sobre as mucosas por efeito das cucurbitacinas e de seus glicosídeos. A saponina colabora com esta ação, emulsificando compostos lipossolúveis ativos, o que facilita o contato e absorção da isocucurbitacina pelas mucosas e resulta em ação cáustica sobre as mesmas. Relatos de pesquisas comprovam esta indicação.

Esta planta é utilizada como componente em medicações homeopáticas e alopáticas produzidas na Europa e América do Norte.

 Dosagem indicada

Sinusite. Usar a quarta parte de uma bucha seca com uma semente em decocto para inalação e depois pingar 2 gotas em cada narina por 4 dias no máximo. Se não houver rompimento do palato com a liberação de pus do sinus, parar o tratamento [1].

Rinite, rinossinusites. Faz-se a infusão de ¼ do fruto seco em 500 ml de água. Administra-se por inalação ou instilação de gotas nasais [2].

 Referências

  1. GRANDI, T. S. M. Tratado das Plantas Medicinais - Mineiras, Nativas e Cultivadas. Adaequatio Estúdio, Belo Horizonte. 2014.
  2. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (2005): Efeitos da Luffa operculata sobre o epitélio do palato de rã: aspectos histológicos [3] - Acesso em 1 de maio de 2016
  3. Imagem: Wikimedia Commons (Author: H. Zell) - Fruto aberto [4] - Fruto [5] - Acesso em 1 de maio de 2016
  4. The Plant List: Luffa operculata [6] - Acesso em 1 de maio de 2016

GOOGLE IMAGES de Luffa operculata [7] - Acesso em 1 de maio de 2016
 

[8]
[9]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/buchinha-cabacinha

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/buchinha-cabacinha [2] https://www.ppmac.org/tags/rinossinusite [3] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992005000200003 [4] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luffa_operculata_08.JPG [5] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luffa_operculata_04.JPG [6] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2338808 [7] https://www.google.co.uk/search?q=%22Luffa+operculata%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [8] https://www.ppmac.org/sites/default/files/buchinha_fruto_aberto.JPG [9] https://www.ppmac.org/sites/default/files/buchinha_fruto.JPG