A influência da luz nas plantas

 
Se você deseja otimizar a produção e a qualidade de mudas uma boa alternativa é colocá-las sob a influência da luz de refletores led.
 
Um experimento feito recentemente pode atestar o resultado. Mudas de eucalipto (Eucaliptus urophylla x Eucaliptus grandis) foram submetidas a exposição de luz por 24 horas no período de 1 mês. Durante o dia as mudas receberam luz normal do sol, pois ficaram expostas ao relento. Ao entardecer uma fotocélula acendeu dois refletores de led. Encontrados em lojas de materiais elétricos, os refletores usados foram aqueles que emitem luz amarela, de 100 watts de potência e temperatura de 3000 K. 
 
Esta é a questão importante, a luz tem que ser amarela, pois seus comprimentos de onda são mais absorvíveis pelas plantas. Os refletores foram afixados a 1 metro de altura das mudas. Os resultados foram ótimos, as plantas cresceram 35% a mais e ficaram 36% mais pesadas.
 
Fica a dica para quem possui alguma planta que ainda está em fase de desenvolvimento nesta época de inverno e deseja que ela tenha mais vigor.
 
O trabalho será apresentado no 68º Congresso Nacional de Botânica e XXXVI Jornada Fluminense de Botânica no Rio de Janeiro de 20 a 25 de agosto de 2017.