Galteria, American wintergreen

Nome científico: 
Gaultheria procumbens L.
Família: 
Ericaceae
Sinonímia científica: 
Brossaea procumbens (L.) Kuntze
Partes usadas: 
Folha, óleo essencial.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Salicilato de metila.
Propriedade terapêutica: 
Analgésico, anti-inflamatório, aromático, adstringente, carminativo, diurético, emenagogo, estimulante, tônico.
Indicação terapêutica: 
Cólica, flatulência, casos agudos de reumatismo, ciática, mialgia, entorse, neuralgia, catarro, celulite

Nome em outros idiomas

  • Inglês: Canada tea, eastern teaberry, checkerberry, boxberry, American wintergreen.

Origem, distribuição

Nativa do nordeste da América do Norte, do oeste da Terra Nova ao sudeste de Manitoba (províncias canadenses) e do sul ao Alabama (EUA).

Descrição [2,3]

Arbusto perene, alcança até 15 cm de altura, geralmente dióico. Tem folhas simples, coriáceas, flores brancas ou rosa, pequenas, em forma de sino e frutos baga escarlate carnudos.

Os frutos têm até 15 mm de diâmetro e são comestíveis. Têm sabor levemente doce semelhante a Mentha piperita (hortelã-pimenta) e M. spicata (hortelã-espicata).

Uso popular e medicinal

Os frutos podem ser usados em tortas e geleias. Um chá muito agradável é feito das folhas frescas. Para um chá mais forte, costumam primeiro fermentar as folhas. 

Um óleo destilado desta planta é conhecido por "óleo de wintergreen". Serve para aromatizar cerveja, doces, goma de mascar etc.

As folhas foram amplamente utilizadas pelos índios nativos norteamericanos no tratamento de dores e para facilitar a respiração enquanto caçavam ou carregavam cargas pesadas. 

O óleo essencial extraído das folhas contém salicilato de metila, intimamente relacionado à aspirina, é considerado anti-inflamatório eficaz. Esta espécie já foi em tempos remotos importante fonte de salicilato de metila. Atualmente esse produto é sintetizado.

As folhas e o óleo são analgésicos, anti-inflamatórios, aromáticos, adstringentes, carminativos, diuréticos, emenagogos, estimulantes e tônicos. Uma infusão das folhas é usada para aliviar flatulência e cólicas. A planta, especialmente na forma do óleo essencial, tem mais utilidade quando aplicada externamente no tratamento de casos agudos de reumatismo, ciática, mialgia, entorses, neuralgia e catarro.

O óleo serve às vezes no tratamento da celulite, uma infecção bacteriana que provoca a inflamação da pele. Recomenda-se alguma cautela, especialmente se o óleo for usado internamente pois é tóxico em excesso, causando danos no fígado e rins. Não deve ser prescrito para pacientes hipersensíveis a salicilatos (aspirina). 

As folhas podem ser colhidas a qualquer momento da primavera ao início do outono, são secas para uso em infusões ou destiladas para produzir o óleo. [1]

As folhas e os ramos servem para fazer um chá de ervas finas, através de um processo normal de secagem e infusão. O extrato do fruto (teaberry) pode ser usado na aromatização de chás, doces, remédios e goma de mascar. [3]

 Dedicado a Raíssa Rosa Pessoa Cruzeiro (Cidade Ocidental, GO)

 Referências

  1. Plants for a Future: Gaultheria procumbens - Acesso em 13 de setembro de 2020
  2. The Royal Horticultural Society: Gaultheria procumbens - Acesso em 13 de setembro de 2020
  3. Wikipedia: Gaultheria procumbens - Acesso em 13 de setembro de 2020
  4. Image: Wikimedia Commons (Author: Agnieszka Kwiecien, Nova) - Acesso em 13 de setembro de 2020
  5. The Plant List: Gaultheria procumbens - Acesso em 13 de setembro de 2020

GOOGLE IMAGES de Gaultheria procumbens - Acesso em 13 de setembro de 2020