Caqui

Nome científico: 
Diospyros kaki L.f.
Família: 
Ebenaceae
Sinonímia científica: 
Embryopteris kaki (Thunb.) G.Don
Partes usadas: 
Folha, fruto.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Fibra, vitaminas (A, B1, B2, B6, C), minerais (K, Mn), taninos, flavonoides (quercetina, kaempferol), carotenoides (betacaroteno, luteína, zeaxantina).
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante, anti-inflamatório.
Indicação terapêutica: 
Indicado para o coração, visão, redução de colesterol, perda de peso, doenças associadas a inflamação crônica, regulação intestinal, redução de açúcar no sangue.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: Japanese persimmon, kaki tree, sharon fruit, fruit of sharon

Origem, distribuição

Centro de origem e principal centro de diversidade são as montanhas da região central da China. Japão é considerado centro secundário. As partir daí espalhou-se para outras regiões de clima temperado e subtropical. Atualmente é cultivado em vários países. No Brasil o caquizeiro é cultivado nas regiões Sul e Sudeste.

Descrição [9]

Planta de folhas caducas, porte arbóreo e copa arredondada, bem ramificada, podendo atingir 12 m de altura. Folhas alternadas, curtopecioladas, pubescentes na parte inferior, glabras e  lustrosas na parte superior e formas variadas.

Flores de coloração branco-creme podendo ser masculinas pequenas, femininas maiores e hermafroditas (mais raras, surgem quase sempre associadas às flores masculinas). Caquizeiro é espécie dióica apresentando flores masculinas e femininas em plantas diferentes. 

O fruto é uma baga de diferentes formas: globoso, ovoide, achatado etc.

A cor da casca varia de amarelo a vermelho e a da polpa, geralmente amarelada, pode variar em função da presença ou não de sementes. Estas são ovoides, achatadas lateralmente e cor castanha. 

O fruto verde é rico em tanino e com a maturação transforma-se em açúcar ou é consumido na respiração. Rico em nutrientes, o fruto maduro não apresenta acidez.

A maioria das variedades frutificam sem polinização, resultando em frutos sem sementes. Quando polinizados os frutos apresentam um número variável de sementes. As sementes podem alterar a cor, o tamanho e o sabor dos frutos em certas variedades, já em outras os frutos apresentam as mesmas características, com ou sem sementes.

Caquis são enquadrados em 3 tipos: sibugaqui (ou taninoso, tânico, adstrigente); amagaqui ou não taninoso; e variável

Sibugaqui (com ou sem sementes) tem sempre a cor amarela. Amagaqui tem a polpa amarela e é mais conhecido por caqui doce ou duro. O tipo "variável" tem a polpa taninosa e cor amarelada quando sem sementes e não taninosa, parcial ou totalmente, quando apresentam 1 ou mais sementes. Quando essas são numerosas a polpa é escura, enquanto que nos frutos de poucas sementes a tonalidade escura aparece apenas ao redor delas, originando o que popularmente é conhecido por caqui-chocolate (veja abaixo a composição de alimentos).

Variedades
As principais são Taubaté (taninoso, a mais cultivada no Estado de São Paulo), Rama Forte (tipo variável), Giombo (tipo variável, indicado para produção de caqui-passa quando não tem sementes), Pomelo (IAC 6-22, taninoso), Kaoru (IAC 13-6, tipo variável), Rubi (IAC 8-4, taninoso), Fuyu (originário do Japão, a variedade não adstringente mais cultivada), Jiro (não taninoso), Fuyuhama (IAC 152-7, não taninoso).

 Nota. O gênero Diospyros compreende quase 400 espécies, mas somente 3 espécies são relacionadas ao nome caqui: Diospyros virginiana, nativa da América do Norte; Diospyros lotus descendente da Ásia Central; e Diospyros kaki, o caqui-japonês (mas nativo da China) [1].

Visto que atualmente toda a produção comercial é de D. kaki, esta espécie é o tema deste post.

Uso popular e medicinal [5]

Caqui é um fruto de alta qualidade, muito apreciado pelo mercado consumidor e apresenta uma gama de benefícios à saúde humana como fonte de nutrientes e antioxidantes; indicado para o coração, visão, tem ação anti-inflamatória e redutora do colesterol.

Um fruto (168 g) contém calorias (118), carboidratos (31 g), proteína (1 g), gordura (0,3 g), fibra (6 g), vitamina A (55% de RDI - Reference Daily Intake, Referência de Ingestão Diária), vitamina C (22% da RDI), vitamina E (6% da RDI), vitamina K (5% da RDI), vitamina B6 (piridoxina, 8% da RDI), potássio (8% da RDI), cobre (9% da RDI), manganês (30% da IDI)

Caqui é também uma boa fonte de tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo. Como é baixa em caloria e carregada de fibras, torna-se aliada na perda de peso.

Um fruto apenas contém mais de metade da dose recomendada de vitamina A, uma vitamina lipossolúvel crítica para a função imunológica, visão e desenvolvimento fetal.

Além de vitaminas e minerais caqui contém taninos, flavonoides e carotenoides, que causam impacto positivo na saúde humana.

As folhas do caquizeiro são também altas em vitamina C, taninos e fibras e um ingrediente comum em chás terapêuticos.

O caqui contém compostos benéficos com propriedade antioxidante. Antioxidantes ajudam a prevenir ou retardar o dano celular ao neutralizar o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis conhecidas por radicais livres. O estresse oxidativo tem sido associado a doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas como Alzheimer.

Dietas ricas em flavonoides, encontrados em altas concentrações na pele e polpa do caqui, têm sido associadas a taxas mais baixas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão.

O caqui é também rico em antioxidantes carotenoides como o betacaroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e vegetais de cores vivas. Estudos ligaram dietas ricas em betacaroteno a um menor risco de doenças cardíacas, câncer de pulmão, câncer colorretal e doenças metabólicas.

Um estudo com mais de 37.000 pessoas descobriu que quem teve alta ingestão dietética de betacaroteno reduziu significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Caqui pode beneficiar a saúde do coração. Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo e têm um impacto negativo na vida de milhões de pessoas. Felizmente, a maioria dessas doenças pode ser prevenida através da redução dos fatores de risco, tais como numa deficiência alimentar.

A poderosa combinação de nutrientes do caqui torna-o excelente escolha para melhorar a saúde do coração.

Caqui contém antioxidantes flavonoides incluindo a quercetina e o kaempferol.

Um estudo realizado em mais de 98.000 pessoas constatou que quem teve maior ingestão de flavonoides teve 18% menos mortes por questões relacionadas com o coração, em comparação com as pessoas com a ingestão mais baixa.

As dietas ricas em flavonoides podem apoiar a saúde cardíaca através da redução da pressão arterial, reduzindo o "mau" colesterol LDL e a inflamação.

Além disso, os taninos do caqui não maduros (que dão um amargor na boca), podem baixar a pressão sanguínea.

Muitos estudos com animais mostraram que o ácido tânico e o ácido gálico, ambos encontrados no caqui, são eficazes na redução da tensão arterial elevada, um importante fator de risco de doenças cardíacas.

Condições como doenças cardíacas, artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente a escolha de alimentos ricos em compostos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a inflamação e a diminuir o risco de doença.

Caqui é excelente fonte de vitamina C, considerado um antioxidante potente. Uma unidade contém 20% da dose diária recomendada. A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres e combate a inflamação no corpo.

Um estudo de oito semanas em 64 pessoas obesas descobriu que o suplemento com 500 mg de vitamina C 2 x ao dia reduz significativamente os níveis de proteína C-reactiva e interleucina-6. A proteína C-reativa e a interleucina-6 são substâncias produzidas pelo organismo em reação à inflamação. Valores altos de proteína C-reativa podem levar uma pessoa a internação para receber antibiótico na veia.

Vários estudos associaram uma maior ingestão de vitamina C a um risco reduzido de condições inflamatórias como doenças cardíacas, cancro da próstata e diabetes.

Caqui também contém carotenoides, flavonoides e vitamina E, todos antioxidantes potentes que combatem a inflamação do corpo.

O colesterol elevado, especialmente o "mau" colesterol LDL, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e AVC. Alimentos ricos em fibras solúveis tais como o caqui, podem ajudar a baixar os níveis elevados de colesterol, ajudando o corpo a excretar quantidades excessivas do mesmo.

Um estudo descobriu que adultos que consumiram barras de biscoitos contendo fibra de caqui 3 x dia durante 12 semanas experimentaram uma diminuição significativa do colesterol LDL, em comparação com aqueles que comeram barras que não continham essa fibra.

A fibra é também importante para a circulação intestinal regular e pode ajudar a reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue.

Os alimentos ricos em fibras solúveis retardam a digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.

Um estudo realizado em 117 pessoas com diabetes mostrou que o aumento do consumo de fibra alimentar solúvel levou a melhoria significativa nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fibra ajuda a alimentar as bactérias "boas" no seu intestino, o que pode ter um impacto positivo na sua saúde digestiva e geral.

Um caqui fornece 55% da dose recomendada de vitamina A. Esta vitamina apoia o funcionamento das membranas conjuntivas e da córnea. É um componente essencial da rodopsina, proteína responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. 

Caqui contém luteína e zeaxantina, que são antioxidantes carotenoides que promovem uma visão saudável. Estas substâncias encontram-se em níveis elevados na retina, uma camada de tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

As dietas ricas em luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), que afeta a retina e pode causar perda de visão.

Um estudo realizado em mais de 100.000 pessoas concluiu que aqueles que consumiam as maiores quantidades de luteína e zeaxantina tinham um risco 40% menor de desenvolver DMRI do que aqueles que consumiam quantidades menores.

Composição de alimentos por 100g de parte comestível [8]

Caqui-chocolate cru
Principais Minerais Vitaminas
Umidade % 79,7 Cálcio mg 18 Retinol µg NA
Energia 71 kcal; 299 kJ Magnésio mg 9 RE µg  
Proteína g 0,4 Manganês mg 0,39 RAE µg  
Lipídeos g 0,1 Fósforo mg 18 Tiamina mg Tr
Colesterol mg NA Ferro mg 0,1 Riboflavina mg Tr
Carboidrato g 19,3 Sódio mg 2 Piridoxina mg 0,03
Fibra alimentar g 6,5 Potássio mg 164 Niacina mg Tr
Cinzas g 0,5 Cobre mg Tr Vitamina C mg 29,6
    Zinco mg 0,2    

NA: Não Aplicável Tr: Traços

 Referências

  1. Permaculture Research Institute (2020): The essential guide to probably everything you need to know about growing persimmon - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  2. VeryWell Fit (2020): Persimmon Nutrition Facts and Health Benefits - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  3. Eating Well (2020): Persimmons: What They Are, Health Benefits and How to Eat Them - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014): Fenologia, estudo da biologia floral, fertilidade do pólen e produção em cultivares de caquizeiro (Diospyros kaki e Diospyros virginiana) - Acesso em 24 de janeiro de 2021

  5. HealthLine Media (2018): Top 7 Health and Nutrition Benefits of Persimmon - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  6. Michigan State University (2012): Health benefits of persimmons - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  7. The Southern Research Station (US Forest Service Research and Development): Common Persimmon - Acesso em 24 de janeiro de 2021
  8. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 4a ed. 2011.
  9. Enciclopédia Agrícola Brasileira. Peixoto, Aristeu Mendes (coord.). Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). 2002.
  10. Image: Released free of copyrights under Creative Commons CC0.
  11. The Plant List: Diospyros kaki - Acesso em 24 de janeiro de 2021

GOOGLE IMAGES de Diospyros kaki - Acesso em 24 de janeiro de 2021