Nome em outros idiomas
- Espanhol: espadín, lechugilla, marginata
- Inglês: variegated caribbean agave, narrow century plan
Origem, distribuição
Nativa do México e naturalizada em várias partes do mundo, como na África do Sul e Portugal.
Descrição
A planta tem um tronco curto e folhas lanceoladas com 120cm de comprimento e 10cm de largura, verde pálido ao cinza e borda branca. O tronco serve para a produção de Mezcal, nome genérico para os licores mexicanos, que incluem a conhecida tequila. Cada folha tem um espinho terminal marrom escuro de cerca de 3cm de comprimento. A inflorescência é de 3 a 5m de altura com flores amarelo-esverdeadas dispostas em umbelas.
É cultivada em todo o mundo devido às suas qualidades ornamentais e por crescer rapidamente.
Esclarecimento O nome científico mais conhecido é A. angustifolia. As espécies não foram bem descritas no passado e, como resultado, há uma longa lista de sinônimos a provar a sua extraordinária variabilidade. Atualmente o nome aceito é A. vivipara, embora alguns afirmem que A. angustifolia seja um sinônimo de A. vivipara. Há um estudo que conclui que A. vivipara e A. angustifolia são espécies diferentes. |
Dentre as muitas espécies de Agave com importância econômica, cultural e biológica no México e na América Central, A. augustifolia Haw desempenha um papel particularmente relevante no relacionamento histórico homem-planta.
A ampla distribuição geográfica e a imensa quantidade de espécies existentes resultaram no estudo e posterior aproveitamento de todas as partes da planta.
Os usos dessa espécie são muitos e variados. O botão da flor e das flores, o caule, a base das folhas, pedúnculos de flores jovens e frutos são usados na alimentação humana.
A inflorescência do caule é empregado como poste de iluminação nas vias públicas, além de servir como estacas, vigas e cercas, e as folhas para colmo. As folhas servem também como forragem e as folhas secas servem como combustível. As fibras são usadas na fabricação de cordas.
A mais importante dessas aplicações está em seu uso como fibra insolúvel para alimentos e na fabricação de bebidas alcoólicas.O suco extraído dos caules cozidos são fermentados e destilados, transformando-se em bebidas. O núcleo da planta contém o aguamiel ou "água de mel", a substância utilizada para a produção de xarope e, quando fermentado, tequila.
Remédios tradicionais são obtidos do suco das folhas cozidas e dos caules. A infusão da raiz é usada internamente ou como cataplasma tanto para inchaço interno quanto para externo, em contusões, doenças do rim e fígado, artrite e disenteria.
Ágave também é empregado na fabricação de diversos utensílios. Os espinhos são usados como pregos ou agulhas.
Paisagismo
Agave causa um belo efeito em jardins amplos, nos maciços e na composição de canteiros. Seus espinhos são agressivos e em geral são cortados ou removidos para não machucar as pessoas e animais domésticos. Devido a estes espinhos, não se recomenda plantar o agave ao longo de caminhos e passeios.
Colaboração
- Carla Rafaela de Oliveira, Técnica em Informática e Professora de Inglês (PIracicaba, SP), 2013.
Referências
- JSTOR: The confusion of Agave vivipara L. and A. angustifolia Haw., two distinct taxa - Acesso em 12 abril 2015
- RarePalmSeeds: Agave vivipara - Acesso em 12 abril 2015
- Jardineiro.net: Piteira-do-caribe - Acesso em 12 abril 2015
- The Encyclopedia of Succulents: Agave - Acesso em 12 abril 2015
- Cria Saúde: Agave - Acesso em 12 abril 2015
- Wikipedia: Agave vivipara - Acesso em 12 abril 2015
- Imagem: Bihrmann.com - Acesso em 12 abril 2015
- The Plant List: Agave vivipara L. - Acesso em 12 abril 2015
GOOGLE IMAGES de Agave vivipara - Acesso em 12 abril 2015