Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Resíduos de romã, um aliado na prevenção de Alzheimer

Resíduos de romã, um aliado na prevenção de Alzheimer [1]

Enviado por Sergio Sigrist em ter, 23/04/2013 - 10:26am

 

(*) Cinderela Caldeira

Estudo realizado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP com resíduos de romã mostrou sua potencialidade como aliado na prevenção de Alzheimer. A pesquisa foi conduzida por Maressa Caldeira Morzelle sob a orientação da Profa. Jocelem Mastrodi Salgado.

Dados da OMS e da Associação Internacional da Doença de Alzheimer estimam que o número de pessoas com a doença chegue a 65 milhões até 2030. O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e atualmente incurável, atingindo idosos com idade entre 60 e 70 anos. De acordo com a pesquisa, na casca de romã é possível encontrar mais antioxidante do que no suco e polpa. Os antioxidantes são essenciais para a prevenção contra os radicais livres que matam as células de nosso corpo, acarretando doenças degenerativas. 

O desafio foi buscar alternativas que pudessem concentrar todo o extrato da casca em pó, para ser diluído como suco ou adicionado a sucos de outros sabores, levando em consideração os desafios do processamento e armazenagem, além de não afetar as propriedades sensoriais do produto.

No final do trabalho observou-se resultados positivos em relação ao preparado em pó para refresco, que manteve suas características. O material tem grande potencial para a indústria no emprego das microcápsulas à base do extrato de casca de romã como um ingrediente a ser incorporado na dieta, sendo um aliado na prevenção da doença.

(*) Transcrito da revista Espaço Aberto da USP N. 148, abril, 2013

Em nosso Portal, leia mais sobre romã [2].

Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/res%C3%ADduos-de-rom%C3%A3-um-aliado-na-preven%C3%A7%C3%A3o-de-alzheimer

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/res%C3%ADduos-de-rom%C3%A3-um-aliado-na-preven%C3%A7%C3%A3o-de-alzheimer [2] https://www.ppmac.org/content/roma