Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://www.ppmac.org)

Início > Capim-limão-miúdo

Capim-limão-miúdo [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 03/02/2020 - 7:08pm
Nome científico: 
Elionurus muticus (Spreng.) Kuntze
Família: 
Poaceae
Sinonímia popular: 
Capim-carona, capim-limão.
Sinonímia científica: 
Anatherum megapotamicum Spreng.
Partes usadas: 
Raiz, partes aéreas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo essencial (citral).
Propriedade terapêutica: 
Sudorífica, antipirética, antioxidante.
Indicação terapêutica: 
Redução da febre, dor de dente, distúrbio intestinal.
tags: 
Dor de dente [2]
Distúrbio intestinal [3]
Febre [4]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: wire grass 

Origem, distribuição
Distribuição mundial em toda a África tropical, África do Sul, Iêmen, América tropical e subtropical. Nativa do bioma Pampa (Brasil).

Descrição [1,2,3]

Planta herbácea, perene, rústica, colmos eretos, atinge 1,50 m de altura. Forma tufos densos. Folhas filiformes são principalmente basais, levemente aromáticas quando esmagadas.

Floresce em setembro e maio. As inflorescências maduras se enrolam em forma de foice mostrando espigas espalhadas cobertas por pelos prateados. Estes são fortemente perfumados quando esmagados.

Propaga-se por sementes ou divisão de touceiras. Produz um excelente aglutinante do solo em solos arenosos. 

Uso popular e medicinal [1,2]

E. muticus apresenta atividade antioxidante devido ao conteúdo de seus compostos fenólicos, sendo utilizada como planta medicinal e aromática. Conhecida por ser sudorífica e ter propriedades antipiréticas (redução da febre).

Esta espécie é considerada grande potencial entre as principais gramíneas produtoras de óleos essenciais, pois é fonte natural de citral.  Proveniente da parte aérea, citral é um composto amplamente empregado na indústria de perfumaria, alimentos, cosméticos, aromatização de sorvetes, refrigerantes, entre outros. Pesquisa realizada na Europa revelou a presença do citral em 76% dos desodorantes, 41% de produtos domésticos e 33% das formulações cosméticas a base de ingredientes naturais. 

Apresenta forte odor cítrico, sendo utilizado na indústria farmacêutica como matéria-prima para a síntese de iononas, como por exemplo a ß-ionona especificamente utilizada como substância de partida para a síntese de vitamina A.

A raiz é mastigada como remédio para dor de dente. Um medicamento feito a partir da raiz é usado para tratar distúrbios intestinais.

 Referências

  1. Tropical Plants Database, Ken Fern. Elionurus muticus [5] - Acesso em 2 de fevereiro de 2020 [5]
  2. Coelho, A. P. D. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018). Caracterização fenotípica e determinação do sistema de cruzamento de Elionurus muticus [6] - Acesso em 2 de fevereiro de 2020
  3. Flora of Zimbabwe: Elionurus muticus [7] - Acesso em 2 de fevereiro de 2020 
  4. Imagem: Flora Digital [8] (Autor: Sérgio Augusto de Loreto Bordignon) - Acesso em 2 de fevereiro de 2020
  5. The Plant List: Elionurus muticus [9] - Acesso em 2 de fevereiro de 2020 [9]

GOOGLE IMAGES de Elionurus muticus [10] - Acesso em 2 de fevereiro de 2020

 

[11]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://www.ppmac.org/content/capim-limao-miudo

Links
[1] https://www.ppmac.org/content/capim-limao-miudo [2] https://www.ppmac.org/tags/dor-de-dente [3] https://www.ppmac.org/tags/disturbio-intestinal [4] https://www.ppmac.org/tags/febre [5] http://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Elionurus+muticus [6] https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181093 [7] https://www.zimbabweflora.co.zw/speciesdata/species.php?species_id=109130 [8] http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=15464 [9] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-410751 [10] https://www.google.com/search?q=%22Elionurus+muticus%22&tbm=isch [11] https://www.ppmac.org/sites/default/files/capim_limao_miudo.jpg