Raiz de ginseng tem dupla personalidade


Cristina Amorim
Publicado na Folha de São Paulo (8/9/2004)

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o ginseng pode apresentar propriedades terapêuticas opostas de acordo com a composição do extrato, inclusive com possíveis efeitos negativos à saúde humana. O estudo, intitulado "O Yin e o Yang no Ginseng", foi publicado no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração.

Os cientistas trabalharam com amostras recolhidas nos mercados norte-americano e europeu de quatro tipos de ginseng: o chinês e o coreano (Panax ginseng), o americano (P. quinquefolium) e o sanqi (P. notoginseng). O nome científico do gênero, Panax, vem do grego "pan", que significa tudo, e "akos", cura.

Os princípios ativos da planta são conhecidos como ginsenosídeos. Entre eles, a equipe descobriu duas moléculas que ocorrem em abundância: o panaxtriol Rgl e o panaxidiol Rbl.

Acontece que esses compostos possuem propriedades terapêuticas opostas. O Rgl estimula a angiogênese - a formação de novos vasos sangüíneos. Em um organismo adulto, o fenômeno ocorre apenas em certas condições, como durante a cicatrização. "O rgl poderia servir como base para a síntese de drogas que promovessem a cicatrização, processo deficiente em diabéticos", disse Shiladitya Sengupta, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, co-autor do estudo.

Caso o outro composto, o Rbl, seja o "dono do pedaço" na fórmula, acontece o contrário: a angiogênese é inibida. O diabético do exemplo acima que tomasse uma fórmula à base do ginseng "errado" teria ainda mais problemas de cicatrização. Mesmo assim, Sengupta vê a dupla personalidade da raiz como algo vantajoso. Ele lembra que a angiogênese anormal e excessiva é um elemento fundamental para o desenvolvimento de tumores, uma vez que as células cancerosas são alimentadas por vasos novos. "Moléculas similares ao Rbl ajudariam na prevenção química do câncer", explica o pesquisador.

Padronização

Os cientistas dizem que mais testes são necessários para que o uso terapêutico do Rbl e do Rgl seja compreendido, assim como a formulação de uma dosagem correta - por enquanto, ninguém sabe nem que molécula predomina em que espécie da planta. Eles também pedem normas mais rígidas sobre sua comercialização. "É difícil determinar com exatidão qual efeito será ativado a partir de qual dosagem, pois a composição dos ginsenosídeos difere de amostra para amostra", diz Sengupta. "As pessoas precisam saber a composição exata do ginseng antes do consumo".

O ginseng é um fitoterápico popular nos Estados Unidos, onde movimenta um mercado de até US$ 300 milhões por ano. No Brasil, sua venda é regulamentada desde 2000. A bula de uma marca nacional recomenda o consumo do extrato para elevar a "atividade celular, o que se evidencia pelo aumento acentuado das capacidades mental e física".



© 2003-2005 Sérgio Roberto Sigrist - Todos os direitos reservados!