A Antiguidade e seus médicos!

Os médicos antigos preparavam eles próprios os remédios a partir dos materiais que os ervanários e os mercadores lhe ofereciam.

Hipócrates foi chamado o pai da Medicina. É ainda hoje conhecido como o pai da Medicina grega. Hipócrates deixou como herança a ética médica. Até hoje os formandos de medicina fazem o juramento de Hipócrates.

Cláudio Galeno iniciou sua atividade como médico numa escola de gladiadores, antes de se tornar médico pessoal de Marco Aurélio. Galeno conhecia um grande número de plantas medicinais, das quais preparava seus remédios.

Pedáneo Dioscórides, um outro médico grego, era igualmente médico militar, mas no exército de Nero. Recolheu plantas medicinais em numerosos países mediterrânicos. Foi por volta do ano de 78 da nossa era que reuniu nos cinco tomos de sua Matéria Médica todas as informações que acumulara sobre as plantas medicinais e respectivos usos.

Os médicos gregos tornaram-se célebres pelo seu renome e pelos sucessos obtidos em todos os países do Mediterrâneo e fixaram-se principalmente em Roma, onde muitos deles fizeram uma brilhante carreira.

Os árabes retomaram posteriormente todas estas obras dos médicos antigos para se servirem delas como base do seu ensino médico, e isso graças às traduções.

Mais antigas ainda são as citações da Medicina egípcia, 3000AC, o formulário terapêutico mesopotâmico. Em 700 AC, o rei da Babilônia tinha um jardim com pepinos, limões, tomilho, açafrão, romazeira, beldroega, loureiro-rosa, mirra, cana, alcaçuz, zimbro, etc. Tudo para fins medicinais!

A Medicina na Índia é um tesouro de plantas medicinais e especiarias. 2º milênio AC, a China das 8160 receitas contém um número inacreditável de plantas medicinais, e olha que a medicina chinesa tem 5000 anos!

Depois na Idade Média veio se propagando, e hoje esperamos que ela renasça mesmo, já que além de tudo isso, temos nossos indígenas com tanta sabedoria viva e milenar!

Espero que este pequeno texto tenha dado uma idéia do que estamos tratando! Uma jóia rara e antiga que depende do nosso carinho para que ela permaneça e que possa tornar este mundo cada vez melhor!

NOTA: Texto recebido de colaboradores!


© 2003-2005 Sérgio Roberto Sigrist