Propriedades da água

(*) Sergio Roberto Sigrist

No planeta Terra a água (também denominada H2O, H+OH-, monóxido de diidrogênio, óxido de hidrogênio e oxidano) é a substância mais comum e importante. São destacadas aqui as suas propriedades e peculiaridades.

Solvente. É a capacidade de dissolver substâncias. Substâncias que não se dissolvem em água são as hidrofóbicas, têm aversão a água, enquanto as hidrofílicas gostam de água. Um exemplo de substância hidrofílica é a semente de feijão, que absorve água, fato que pode ser observado em experimento.

Fluxo em massa. Consiste no movimento das moléculas de água em uma mesma direção por canais sem barreiras, devido a força da gravidade.

Coesão. Significa que água liga-se a si mesma e adere a certas superfícies.

Tensão superficial. É a interface entre água e atmosfera como se fosse uma membrana. Pode-se observar a tensão superficial, coesão e adesão ao colocar delicadamente um clip de aço em um copo cheio de água. O clip irá flutuar mesmo que suas moléculas de aço sejam mais pesadas que as de água. 

Constante térmica. É a relação entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a variação de temperatura observada neste corpo. A água demora um certo tempo tanto para ser aquecida quanto para ser resfriada. Devido a essa propriedade, tem-se diversas aplicações, por exemplo no radiador dos automóveis, onde circula alternando aquecimento ao passar pelo motor e resfriamento ao passar pelo radiador. 

Calor específico. É a capacidade de armazenar calor no estado gasoso (vapor) e armazenar frio no estado sólido (gelo).

Osmose. Significa o movimento da água entre meios com diferentes concentrações de solutos, separados por uma membrana semipermeável. Todos os seres vivos são osmóticos e as trocas ocorrem nas 24h do dia. Um experimento simples para verificar a osmose consiste em preparar uma solução de amido envasada em uma membrana semipermeável, vedar ambas as extremidades com um pedaço de barbante molhado, em seguida despejá-la em recipiente com solução de iodo. O iodo passa para o interior da membrana pois esta é seletiva para macromoléculas. Este fenômeno ocorre no corpo humano: o intestino é um tecido seletivo, faz osmose para certos tipos de substâncias.

Difusão. É a livre propagação de substâncias por todos os sistemas abertos. Ao abrir um frasco de perfume, percebe-se que ocorrerá a difusão de moléculas no ambiente.

Homeostase. A água tenta equilibrar o ambiente interno com o externo e assim manter a planta termicamente estável.

Neutralidade. De natureza polar, a diferença entre as cargas faz com que as moléculas de água sejam atraídas umas às outras. As ligações de oxigênio e hidrogênio formam entre si um ângulo de cerca de 104o.

Densidade. No estado gasoso, a água é menos densa, no sólido a densidade é intermediária, no líquido é maior. Pode-se observar ao depositar cubos de gelo em um recipiente com água: o gelo flutua pois sua densidade é menor. 

(*) Texto elaborado durante o Curso de Capacitação em Ecofisiologia Florestal (08/08/2014 a 14/11/2014) na USP/ESALQ, Departamento de Ciências Florestais. Colaboração: Alexandre Vendemiatti, Técnico em Fisiologia Vegetal (Professor do Curso).