Pesquisa avalia o desempenho de mirtilo na região de Piracicaba

Uma pesquisa na ESALQ avalia a introdução de cultivares de mirtileiro, planta de clima frio, na região de Piracicaba (SP). 

O consumo de mirtilo (Vaccinium corymbosum) está associado aos benefícios à saúde humana. No fruto concentra-se grande quantidade de compostos fenólicos, com alto teor de antocianinas em sua casca. Essas substâncias respondem pela capacidade antioxidante que combate os radicais livres, causadores de diversas doenças degenerativas.

Suas propriedades medicinais incluem efeito anti-inflamatório, melhora da circulação e redução do colesterol ruim, prevenção ou reversão de catarata e glaucoma. Nos Estados Unidos e Europa o consumo é elevadíssimo e a fruta ganhou fama de promover a longevidade.

No Brasil o cultivo está limitado aos Estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Para ampliar a oferta da fruta, algumas mudanças na produção comercial são necessárias, principalmente com relação às características do material genético implantado.

A pesquisa aponta que cultivares vindas da Flórida e plantadas em Piracicaba têm mostrado bom desenvolvimento de produção no segundo semestre, resultado que viabiliza a comercialização no mercado interno e também a exportação da fruta, visto que coincide com a entressafra dos EUA e Canadá.

A matéria original foi publicada em 30/03/2016 no website da ESALQ >>

Em nosso Portal você encontra mais informações sobre mirtilo >>