Planta da Farmacopeia Brasileira |
Origem, distribuição
Nativa dos EUA.
Nome em outros idiomas
- Inglês: witch-hazel, American witch-hazel
- Alemão: Virginische Zaubernuss, Virginia-Zaubernuss, Zaubernuss
- Francês: hamamélis
- Italiano: amamelide
Descrição
Hamamelis é um arbusto nativo da América do Norte, empregada pelos índios a qual atribuiam propriedades misteriosas, possivelmente devido aos frutos (semelhante às avelãs) se estalarem de forma ruidosa quando maduros.
Foi introduzida na Europa no final do século XIX. Pode atingir 7 m de altura se as condições de solo permitirem.
Suas folhas, pouco pecioladas, são alternas, inteiras, ovais, assimétricas na base e dentadas ou sinuoso-dentadas. As flores têm quatro pétalas amarelas brilhantes. Os frutos são pequenas cápsulas cercados na base pelo cálice. A floração ocorre entre o outono e inverno, quando já está despida de folhas.
Uso popular e medicinal
Considerada uma das plantas mais eficazes para combater as afecções circulatórias.
A parte relevante para fins medicinais são as folhas, mas às vezes a casca também é usada. As folhas são colhidas durante o verão e a dessecação deve ocorrer à sombra, tão rapidamente quanto possível.
As folhas contêm elevada percentagem de taninos, além de ácidos gálico, cafeico e vários glicosídeos flavonoides como miricetina, quercetina e kaempferol. É particularmente rica em óleos essenciais.
As folhas de hamamelis têm propriedades adstringente, vasoconstritora, hemostática, antimicrobiana, vitamínica e tônica.
Como tônica para as veias, contrai a paredes das veias, ativando a circulação sanguínea no seu interior. Por isso é muito útil no caso de varizes, flebites, pernas pesadas e hemorroidas.
Como hemostática, fortalece as paredes das veias e vasos capilares sanguíneos, efeito este semelhante ao da vitamina. Utiliza-se nos transtornos da menopausa e nas hemorragias uterinas.
Ativa a circulação da pele por isso é utilizada em dermatites, eczemas, pele seca e rugas. Faz parte de numerosos produtos de beleza.
Como sedativo ocular, a infusão ou água destilada de hamamelis (preparação farmacêutica) serve como colírio para lavar e relaxar os olhos. Combate a conjuntivite produzida pelo pó, o fumo, a contaminação e a ação irritante da água do mar ou das piscinas.
Útil para aliviar o cansaço dos olhos provocado por um trabalho que requeira muita atenção visual, como por exemplo a condução de automóveis ou uso de computador.
Dosagem indicada
Uso interno
Extrato seco: a dose normal é 1-2 g, tomar 3 vezes ao dia.
Infusão: 30-40 g de folhas e/ou casca por litro de água. Tomar 2 chícaras diárias.
Uso externo
Lavagens oculares. Emprega-se a mesma infusão do uso interno, deixando-a ferver alguns minutos, filtrar muito bem para que não fique nenhuma impureza. Ou então usar a água destilada de hamamelis.
Compressas com a infusão. Aplicar sobre a área da pele afetada.
Referências
- Enciclopedia de Plantas Medicinales.
- ROGER, J.D.P. Plantas que curam - Enciclopédia das Plantas Medicinais. Publicadora Atlântico, v.1.
- Carolina Nature: American witchhazel - Acesso em 6 de novembro de 2016
- Imagens: Urban Herbology, Heritage Pontiac, Robert Klips - Acesso em 6 de novembro de 2016
- The Plant List: Hamamelis virginiana - Acesso em 6 de novembro de 2016
GOOGLE IMAGES de Hamamelis virginiana - Acesso em 6 de novembro de 2016