(*) Sergio Roberto Sigrist
Fisiologia é a disciplina que estuda as funções vitais das plantas. Plantas representam o ator principal da vida na Terra pois realiza a fotossíntese, o processo de produzir compostos orgânicos (carboidratos) a partir da água e do dióxido de carbono (CO2), utilizando a energia solar e a presença, em suas folhas, de um pigmento verde denominado clorofila.
Todo ser vivo precisa de água e energia. Humanos e animais retiram a energia dos alimentos que consomem. Contando com a glicose (um dos carboidratos) e sais minerais (substâncias contendo principalmente nitrogênio, fósforo e potássio) retirados do solo, a planta produz todos os demais ingredientes necessários para seu crescimento, floração e outros processos. Para tanto, depende de vários fatores dos quais recebe influência tanto direta quanto indireta.
Um dos cientistas pioneiros na área da Fisiologia, Paulo de Tarso Alvim Carneiro, o “arauto da fisiologia vegetal no Brasil”, colaborador e diretor técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), deixou extenso legado de estudos e realizações.
Alvim criou a tabela que passou a ser conhecida como Tabela de Alvim, onde mostra a intrincada relação de dependência entre os fatores que afetam os processos fisiológicos das plantas. É composta de símbolos geométricos retângulo e arco. Retângulos são dispostos em 3 colunas denominadas fatores de ação indireta, fatores de ação direta e processos fisiológicos afetados.
Os arcos são unidirecionais e indicam o tipo de efeito causado, se direto (arco cheio) ou indireto (arco pontilhado). A origem do arco indica qual fator exerce a influência e o destino, qual fator é afetado. Detalhe: os arcos são coloridos o que torna a tabela mais atraente, além de facilitar a visualização e compreensão.
Um exemplo de interpretação da tabela: a latitude influencia diretamente a radiação solar, o comprimento do dia e a temperatura. A chuva influencia diretamente a temperatura, a quantidade de água no solo, a aeração do solo e a composição de minerais no solo. Indiretamente, a chuva influencia a radiação solar.
Dentre os fatores de ação direta sobre os processos fisiológicos afetados, a temperatura é o mais importante pois afeta diretamente todos os 6 processos fisiológicos. Já a radiação solar afeta diretamente a fotossíntese, o crescimento e o balanço hídrico; e indiretamente a floração e a respiração.
A tabela de Alvim constitui-se numa interessante ferramenta gráfica para o estudo e compreensão dos fatores da produção vegetal.
(*) Texto elaborado durante o Curso de Capacitação em Ecofisiologia Florestal (08/08/2014 a 14/11/2014) realizado na USP/ESALQ, Departamento de Ciências Florestais. Colaboração: Alexandre Vendemiatti, Técnico em Fisiologia Vegetal (Professor do Curso).