Extrato de soja mata células de câncer de mama

Especialistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP) descobriram que um extrato de soja biotransformado é capaz de destruir células de tumores de mama. A biotransformação se refere a um processo em que uma substância é submetida a reações químicas que a tornam um composto diferente do original.

O trabalho usou um extrato de soja biotransformado para os testes com células de dois tipos de câncer de mama: um tumor dependente de estrógeno (hormônio relacionado à ovulação) e outro não dependente de estrógeno. Após um ensaio laboratorial de 24 horas, concluiu-se que as duas linhagens de células tumorais responderam ao tratamento e que as dependentes de estrógeno foram muito mais sensíveis.

Foram feitos diferentes ensaios, aplicando nos dois tipos de células humanas de tumores de mama extrato de soja biotransformado, extrato de soja sem biotransformação e dois compostos de soja - daidzeína e genisteína - que comprovadamente têm ação biológica e atuam sobre o estrógeno. Os resultados mostraram que somente o extrato biotransformado foi capaz de agir sobre as células cancerosas, promovendo a morte celular.

A matéria original foi publicada no Jornal da USP em 12/4/2016 >>