Nome em outros idiomas
- Inglês: leek, great-headed garlic, elephant garlic
- Francês: poireau, ail à grosse tête, petit poireau antillais
Origem, distribuição
A distribuição nativa vai da Macaronesia (região biogeográfica que compreende os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) até Ásia Central. Atualmente é cultivado em todos os continentes, exceto em regiões de altas temperaturas ou chuvas fortes.
Descrição
Alho-poró é o pseudocaule cilíndrico desenvolvido por plantio profundo e aterramento, um vegetal com propriedades condimentar e medicinal.
Erva robusta e ereta de até 150 cm de altura. Raizes adventícias, caule consistindo de uma placa basal ou disco. Folhas alternas disticadas (dispostas ao longo de um eixo comum, no mesmo plano, mas em duas séries de posições opostas). Bainha tubular formando um pseudocaule de até 50 cm de comprimento. Lâmina linear de até 50 cm × 7 cm em forma de V na seção transversal.
A inflorescência é uma umbela esférica contendo centenas de flores. O fruto é uma cápsula globosa a ovoide com 2–4 mm de diâmetro, até 6 sementes, pretas, de 2-3 mm × 2 mm. Mudas com germinação epígea (os cotilédones - as primeiras folhas que surgem do embrião - elevam-se acima do solo).
Uso popular e medicinal
Costuma-se fatiar as folhas verdes para desidratar e servir em sopas. Os dentes de alho-poró podem ser usados no lugar do alho. O sabor é menos agradável quando cru, mas esse inconveniente desaparece com o cozimento. As folhas são usadas em saladas ou como legume cozido para dar sabor aos pratos.
O sabor do alho-poró está relacionado a presença de sulfóxidos de S-alquil-cisteína, sendo os sulfóxidos de propil- e metil-cisteína predominantes nas espécies mais novas. Quando alho-poró é cortado cru, este precursor transforma-se em uma série de voláteis contendo "S" enxofre (por exemplo, tiossulfinatos). O sabor do alho-poró cozido, mais apreciado pelos consumidores, também está associado aos voláteis contendo S, aos quais uma pequena quantidade de saponinas pode adicionar um pouco de amargor. Os sulfóxidos de alil e propil-cisteína estão presentes nas folhas e nos dentes, resultando em um sabor intermediário entre o alho-poró e o alho. Algumas das saponinas encontradas no alho-poró têm atividade antitumoral in vitro [1].
Bulbos e folhas (crus ou cozidos) são comestíveis e apresentam suave sabor de alho. Flores cruas tem sabor semelhante ao das folhas, mas com textura mais seca, serve melhor como aromatizante em alimentos cozidos. Os bulbilhos dão um sabor agradável em saladas e alimentos cozidos.
Esta espécie tem as mesmas virtudes medicinais do alho, porém de forma muito mais suave e menos eficaz.
Alho tem uma longa história popular de uso em uma ampla gama de doenças particularmente micose, candidíase e vaginite, onde suas propriedades fungicidas, anti-sépticas, tônicas e parasiticidas se mostraram benéficas. Acredita-se que tenha atividade anticâncer.
O uso diário de alho na dieta tem efeito benéfico no sistema sanguíneo e coração. Estudos demográficos apontam que o alho é responsável pela baixa incidência de arteriosclerose em áreas da Itália e Espanha, onde é intenso o consumo do bulbo. O bulbo é considerado anti-helmíntico, antiasmático, anticolesterolêmico, antisséptico, antiespasmódico, colagogo, diaforético, diurético, expectorante, febrífugo, estimulante, estomacal, tônico, vasodilatador. O bulbo amassado pode ser aplicado como cataplasma para aliviar a dor de mordidas e picadas [2].
Valor nutricional [1]
Após aparar e remover as folhas externas, a porção comestível restante (57%) contém por 100 g: água 90,8 g, energia 93 kJ (22 kcal), proteína 1,6 g, gordura 0,5 g, carboidrato 2,9 g, fibra 2,8 g, Ca 24 mg, P 44 mg, Fe 1,1 mg, caroteno 735 µg, tiamina 0,29 mg, riboflavina 0,05 mg, niacina 0,4 mg, folato 56 µg, ácido ascórbico 17 mg. A maior parte dos carboidratos consiste em frutanos.
Dedicado a Érica Braga Avolio (Brasília, DF)
Referências
- Plant Resources of Tropical Africa (PROTA4U): Allium ampeloprasum - Acesso em 10 de abril de 2021
- Plants for a Future: Allium ampeloprasum - Acesso em 10 de abril de 2021
- Koppert Biological Systems: Alho-poró - Acesso em 10 de abril de 2021
- Biorede: Allium ampeloprasum - Acesso em 10 de abril de 2021
- Image: Licenças Creative Commons (Author: Rasbak) - Acesso em 10 de abril de 2021
- The Plant List: Allium ampeloprasum - Acesso em 10 de abril de 2021
GOOGLE IMAGES de Allium ampeloprasum - Acesso em 10 de abril de 2021