Aguaí-da-serra

Nome científico: 
Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichler ex Miq.) Engl.
Família: 
Sapotaceae
Sinonímia científica: 
Chloroluma gonocarpa (Mart. & Eichler ex Miq.) Baill. ex Aubrév.
Partes usadas: 
Folha, semente.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Esqualeno, alfa-tocoferol, ácido cis-octadec-9-enóico
Propriedade terapêutica: 
Inseticida.

Origem, distribuição
Brasil, Bolívia, Uruguai, Paraguai, norte da Argentina. Nativa no Estado do Rio Grande do Sul, onde ocorre em todas as formações florestais. 

Descrição
A árvore pode atingir de 10 a 20 m de altura na floresta, tem copa em forma de taça muito ramificada com 4 a 8 m de diâmetro. O tronco tem casca castanha escura ou acinzentada.

As folhas apresentam nervuras evidentes, com pelos brancos, cor verde amarelado, mede de 8 a 16 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura. Tipo de folha inteira, margem do limbo inteira e filotaxia alterna.

O fruto é amarelo, a casca e a polpa são grudadas e firmes, tem sabor adocicado, muito apreciado por várias espécies de pássaros. 

A árvore fornece madeira utilizada comercialmente e na fabricação de brinquedos, caixas e revestimento de casas.

Uso popular e medicinal
C. gonocarpum têm sido empregada no controle do bicho-mineiro, considerado praga-chave da cultura cafeeira pois causa desfolha nas plantas, afetando a produtividade das mesmas.

Uma análise fitoquímica das folhas deste vegetal isolou 3 substâncias do extrato metanólico identificadas como esqualeno, a-tocoferol e ácido eis-octadec-9-enóico. Segundo os autores, esta última se mostrou ativa contra a praga. Quando aplicado em folhas de cafeeiros, o extrato metanólico das folhas secas e moídas reduziu a oviposição do bicho-mineiro, confirmando o potencial desta espécie para a produção de substâncias úteis no controle do inseto.

 Referências

  1. Tropical Plants Database (Ken Fern): Chrysophyllum gonocarpum - Acesso em 8 de novembro de 2020
  2. Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi, 2010): No jardim das florestas - Acesso em 8 de novembro de 2020
  3. Universidade Federal de Lavras (2010): Purificação e identificação de substâncias de C. gonocarpum ativas contra o bicho-mineiro do cafeeiro - Acesso em 8 de novembro de 2020
  4. Universidade Federal de Lavras (2010): Estudo fitoquímico de Chrysophyllum gonocarpum com vistas ao desenvolvimento de novos fúngicos - Acesso em 8 de novembro de 2020
  5. Imagem: Flora Digital (Autor: Eduardo Luís Hettwer Giehl) - Acesso em 8 de novembro de 2020
  6. The Plant List: Chrysophyllum gonocarpum - Acesso em 8 de novembro de 2020

GOOGLE IMAGES de Chrysophyllum gonocarpum - Acesso em 8 de novembro de 2020